Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Controle das emoções na obra de Ribeiro Sanches é mote de aula inaugural do curso de história

por Angela Rodrigues publicado 08/03/2018 05h00, última modificação 27/03/2018 09h08

Alunos e docentes do curso de história, bem como de outros cursos e áreas de atuação relacionadas, podem acompanhar nessa quarta-feira, 28, a aula inaugural do curso de história da Unimep. A iniciativa tem como tema “Controle das emoções na obra de Ribeiro Sanches (século XVIII)”, a ser apresentado pelo professor Luiz Francisco de Miranda, professor da Universidade Federal de São João del Rei, e que também atuou como docente na Unimep. O evento ocorre a partir das 20h, no Anfiteatro do Bloco 7 do campus Taquaral. A entrada é gratuita.

A coordenadora da graduação, a profª Virgínia Camilotti, destaca que o objetivo da apresentação é colocar em evidência alguns aspectos da obra do médico e ilustrado português Antônio Nunes Ribeiro Sanches (Penamacor, 1699 - Paris, 1783). Segundo aponta o professor Luiz Miranda, Sanches viveu e trabalhou em diversos países da Europa (Portugal, Espanha, Inglaterra, Holanda, Rússia e França) e manteve contatos regulares com importantes personagens da Ilustração. Também redigiu trabalhos sobre temas relativos à medicina e à saúde pública, mas também elaborou textos que tratavam de política e, principalmente, de educação.

“Ribeiro Sanches defendeu a laicização do ensino e foi uma das referências para a reforma do sistema educacional português provida pelo Marquês de Pombal na segunda metade do século XVIII. Além de propor mudanças institucionais e curriculares para os vários níveis de ensino, Ribeiro Sanches realizou uma significativa reflexão a respeito da disciplina escolar e, em seus comentários, é possível identificar sua preocupação com o controle do corpo e das emoções. Tentarei demonstrar como essa preocupação profundamente estava articulada com o objetivo de superar o suposto “atraso” lusitano frente a outras potências europeias” afirma o docente.

ANOTE – Aula inaugural do curso de história da Unimep “Controle das emoções na obra de Ribeiro Sanches (século XVIII)”,
 com Luiz Francisco de Miranda, docente da Universidade Federal de São João del Rei. Dia 28 de março, a partir das 20h, no Anfiteatro do Bloco 7 do campus Taquaral da Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba). Entrada gratuita. Mais informações: (19) 3214-1579.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: acervo