Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Convênio aproxima teoria acadêmica e vivência profissional

Convênio aproxima teoria acadêmica e vivência profissional

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 01/08/2011 13h17, última modificação 26/04/2016 15h47

Um desafio que possibilita vários benefícios na área da extensão, com a união do conhecimento acadêmico e da prática e vivência profissional. Essa é a visão de Antonio Álvaro de Assis Moura, professor da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) sobre o convênio firmado entre a instituição e a Incubadora José João Sans, um programa de apoio às empresas, localizada no distrito industrial de Santa Bárbara d´Oeste. A iniciativa é uma parceria entre a Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau), Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). 

Formalizada em abril desse ano e com duração até junho de 2012, a parceria atribui à Unimep a gestão da incubadora, iniciativa que está sob a responsabilidade de Moura. O coordenador conta que, no local, atualmente é oferecido espaço físico para empresas iniciantes. Mas as possibilidades para futuras ações conjuntas com a universidade vão além.

“O convênio é amplo e pode ser detalhado para qualquer atividade que correlacione a universidade e as empresas. Nossa ideia é que a incubadora funcione como um cliente para atividades de extensão da Feau, de modo que as necessidades das empresas incubadas possam ser atendidas por professores da Unimep”, aponta ele.

A parceria com a incubadora é inédita para a universidade. No entanto, o local iniciou suas atividades no ano de 2004, gerenciada inicialmente pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), em seguida, pelo ParqTec de São Carlos e atualmente pela Unimep. “Já foram, em outros tempos, oferecidos treinamento, assessorias e apoio financeiro para participação em feiras, produção de sites entre outras iniciativas. A ideia é que a parceria volte a viabilizar os treinamentos e assessorias”, completa Moura. 

Para ele, a oportunidade de vivenciar o ritmo profissional ainda no ambiente universitário não é o único benefício disponível aos estudantes. “O aluno, que por um projeto de extensão e com o apoio do professor, participa de atividades com uma empresa incubada poderá aplicar seus conhecimentos em uma empresa real e também tomar contato com o empreendedorismo”, destaca. 

A Incubadora José João Sans está localizada à rua Tupis, 1.633, bairro Distrito Industrial 2, em Santa Bárbara d´Oeste. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é o (19) 3455-1040.


Texto:
Angela Rodrigues
Edição/jornalista responsável: Celiana Perina
Fotos: Banco de imagens e Fábio Mendes
Última atualização: 01/08/2011

registrado em: