Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Coordenador de extensão participa de eventos nacionais e internacionais

Coordenador de extensão participa de eventos nacionais e internacionais

por Angela Rodrigues publicado 03/05/2018 02h00, última modificação 03/05/2018 10h55

O coordenador de Extensão e Assuntos Comunitários da Unimep e presidente do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ForExt), prof. Josué Adam Lazier (imagem ao lado), participa nos próximos dias e, também, nos meses de maio e junho, de três congressos nacionais e internacionais da área de extensão universitária.

O primeiro evento em que ele irá representar a Unimep é a 7ª Jornada de Extensão do Mercosul, que ocorre dos dias 24 a 27 de abril, na cidade de Tandil, província de Buenos Aires, Argentina. Ele atuará como um dos expositores da Jornada, que busca incentivar o trabalho e avançar nos debates para fortalecer a extensão universitária. A iniciativa é organizada de forma conjunta por várias instituições e órgãos e, ao longo de sua promoção, terá a apresentação de artigos em três linhas: conceptualizações em extensão, práticas de extensão e gestão da função universitária da extensão.

Já em maio, entre os dias 23 a 25, Lazier participa do 1º Congresso Internacional de Responsabilidade Social Universitária, a ser realizado nas Faculdades Integradas de Taquara, na cidade de Taquara, microrregião do Estado do Rio Grande do Sul. Nesse evento, Lazier será um dos componentes da mesa redonda "Responsabilidade Social Universitária: entre o discurso e a realidade". O debate ocorre no dia 23 de maio, a partir das 17h.

O congresso, que está em sua 1ª edição, busca criar espaços de diálogo e troca de experiências sobre os conceitos, as abordagens, os indicadores, as práticas e as políticas públicas que envolvem a responsabilidade social universitária. Além disso, a proposta é identificar, nas instituições de educação superior, as iniciativas inovadoras e sustentáveis de empreendedorismo social, agroecologia e energias alternativas.

A jornada do coordenador e professor prossegue no fim do semestre com a participação dele no 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, que ocorre entre os dias 27 e 30 de junho, em Natal, Rio Grande do Norte. A proposta desse congresso é discutir os desafios da extensão universitária no Brasil, estimulando o debate sobre os contextos e potencialidades da extensão, integrando os conhecimentos da universidade e da sociedade com propostas inovadoras. Nesse evento, Lazier participará do painel Ciranda de Saberes, que inclui debate sobre o tema Contexto e Potencialidades da Extensão. A mesa redonda a qual ele participará será promovida no dia 28, das 14h às 15h45.

Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: acervo Unimep