Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Coordenador de jornalismo media encontro nacional

Coordenador de jornalismo media encontro nacional

por Angela Rodrigues publicado 20/04/2018 02h00, última modificação 20/04/2018 11h58

O coordenador do curso de jornalismo da Unimep, Paulo Roberto Botão, é o responsável pela mediação, nesse dia 19, do 8º Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo, que terá como tema o estágio curricular obrigatório. A atividade integra a programação do 17º ENPJ (Encontro Nacional de Professores de Jornalismo), que acontece na UFT (Universidade Federal de Tocantis), no período de 18 a 20 de abril.

O 17º ENPJ, promovido pela Abej (Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo), terá o tema “O ensino de Jornalismo em tempos de crise: entre diretrizes curriculares, plataformas convergentes e os desafios do interesse público”. Realizado a cada dois anos, o evento se constitui no principal espaço de compartilhamento de experiências sobre projetos pedagógicos e metodologias de ensino na área de jornalismo.

O principal desafio, neste momento, segundo Botão, que é também secretário-geral da Abej, é promover a avaliação dos processos de implantação das novas diretrizes curriculares para os cursos de jornalismo. Aprovadas em 2013 pelo MEC, as diretrizes reforçam a necessidade de se discutir os aspectos teóricos e práticos específicos do jornalismo. Entre as muitas novidades definidas estão a ampliação da carga horária, o estágio obrigatório e o trabalho de conclusão de curso individual.

Além de palestras e debates, o evento inclui espaços para a apresentação de trabalhos pelos participantes. A programação do 17 ENPJ prevê ainda as seguintes atividades: 13º Pré-Fórum da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), 13º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo, 1ª Jornada Comunica, Calango: o Jornalismo como elo de integração entre graduação, pós-graduação e mercado.

A programação completa do evento pode ser acessada em: www.abejor.com.br

 

Texto: Paulo Roberto Botão
Imagens: acervo Unimep
Última atualização: 19/04/2018