Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Coordenador do curso de turismo abre exposição no Martha Watts

Coordenador do curso de turismo abre exposição no Martha Watts

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 04/04/2008 20h37, última modificação 26/04/2016 15h45

O mundo que os amigos Antonio Carlos Sarti, 55, (foto ao lado) coordenador e professor do curso de turismo da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), e Percy de Oliveira, 77, desenhista aposentado conhecem hoje, é bem diferente daquele que vivenciaram na infância. As cidades cresceram e a conjuntura oprime. Mas os amigos encontraram uma alternativa para aliviar esse sentimento por meio da confecção de trabalhos que podem ser conhecidos na exposição “Trama e Traço”, aberta ao público na sala Monet do Centro Cultural Martha Watts (CCMW), nessa sexta-feira, 4, às 19h30. A mostra, que é gratuita e permanece até 25 de abril, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. 

As 28 peças que transformam elementos naturais em esculturas de tamanhos distintos a partir de técnicas como entalhe, modelagem, colagem, crochê, trama e cestaria, criadas agilmente por Sarti, são complementadas com nove desenhos em nanquim, aquarela e grafite confeccionados por Oliveira. Os desenhos identificam componentes, como folhas, tronco, raízes e cascas das obras transformadas pelo professor da Unimep. 

“Os objetos resultam de experiências desenvolvidas em laboratório com o objetivo de testar a aplicação de várias técnicas em diferentes materiais encontrados como resíduos no ambiente urbano”, diz o professor. De sua autoria, destaque para as peças “Cesto”, trama elaborada a partir de guariroba (espécie de palmeira) coletada no campus Taquaral da Unimep; “Folhas de Folhas”, de dobradura e trama a partir de folhas de palmeira ráfia, e ainda a escultura em modelagem “Manto”, iniciada em 1968 e concluída em 2008, que une fundição, crochê e colagens aplicadas em pedra sabão.

OFICINA 

Além da exposição, Sarti ministra a oficina “Trama e Traço”, em duas etapas nas quais serão demonstradas e aplicadas as técnicas de utilização das fibras obtidas na vegetação da área urbana. A primeira ocorre no dia 11, com o projeto das peças e a coleta do material e a segunda, no dia 18, com a aplicação das técnicas e a confecção dos objetos. A oficina dirigida a estudantes, professores, artistas, animadores culturais e interessados ocorre das 9h às 12h e das 14h às 17h. São 20 vagas. Os interessados podem entrar em contato com a secretaria do Centro Cultural.

ANOTE – Exposição “Trama e Traço”, de Antonio Carlos Sarti e Percy de Oliveira, no Centro Cultural Martha Watts (rua Boa Morte, 1.257, Centro, Piracicaba) com abertura  às 19h30, na sexta-feira, 4. Visitas: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Entrada gratuita. Informações pelo tel. (19) 3124-1889 ou no site www.unimep.br/ccmw

Foto: Thiago Altafini

Última atualização: 04/04/2008

 

registrado em: