Coordenador do Nepep participa de curso da Unesco
O professor e coordenador do Núcleo de Estudos e Programas em Educação Popular (Nepep) da Unimep, Francisco Negrini Romero, participa até novembro do curso virtual Formadores em Educação Superior Indígena e Afrodescendente. A iniciativa, que teve início em agosto, é vinculada ao Projeto Diversidade Cultural e Interculturalidade em Educação Superior na América Latina, da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) / IESALC (Instituto Internacional para a Educação Superior a América Latina e o Caribe). O objetivo é proporcionar uma reflexão sobre a prática docente, fortalecer os debates e estimular a construção de políticas culturais de acesso e permanência de indígenas e afrodescendentes na educação superior da América Latina e Caribe.
Com a participação de Romero na iniciativa, a Unimep ingressa no rol das instituições de ensino superior (IES) que respeitam os conceitos da Unesco de universidade intercultural. Além disso, o curso possibilitará oferecer melhores instrumentos para atender os alunos afrodescendentes e indígenas e participar de encontros internacionais, aprendendo e desenvolvendo uma relação cultural e de diversidade cultural com IES de outros países, afirma o coordenador.
O coordenador acompanha as aulas virtuais via skype e conta que, semanalmente, os alunos elaboram trabalhos, a serem debatidos e apresentados por meio de conferência digital. Segundo ele, dos 180 alunos inscritos, 50 foram selecionados e assistem aulas monitoradas por cinco professores de universidades do México, Nicarágua, Colômbia, Brasil e Equador.
Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Banco de imagens e Fábio Mendes
Última atualização: 27/10/2011