Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Coordenadora do Centro Martha Watts apresenta processo de digitalização de fotos do acervo Rocha Netto em seminário

por Angela Rodrigues publicado 23/03/2020 02h00, última modificação 25/03/2020 15h38

A coordenadora do Centro Cultural Martha Watts, Joceli Cerqueira Lazier, apresentou, no último dia 13, detalhes do processo de digitalização de aproximadamente 20 mil fotos do acervo Rocha Netto, sob guarda e conservação do espaço, em evento realizado em Limeira. A iniciativa ocorreu por meio do seminário “Acervos Culturais Digitais: perspectivas e desafios”, promovido no Teatro Nair Bello, em Limeira.

A apresentação do processo desenvolvido pela equipe do Centro Martha Watts foi detalhado na mesa redonda: Acervos digitais em rede - relatos de experiências. O trabalho apresentado por Joceli teve como título “O processo de digitalização do acervo Rocha Netto do Centro Cultural Martha Watts”.

Nele, a coordenadora detalhou todas as etapas do processo de digitalização, iniciado em 2014 e desenvolvido ao longo de cinco anos.

O seminário foi organizado pelo Centro de Memória da Unicamp, em parceria com a Unicamp, do Museu Major José Levy Sobrinho, da Prefeitura de Limeira e Tainacan

O processo de digitalização das fotos do acervo Rocha Netto, que começou em 2014 e foi concluído em junho de 2019, teve como principal objetivo o de contribuir com a conservação do acervo, minimizando manuseio de arquivos de interesse aos pesquisadores.

As imagens foram digitalizadas ao longo de cinco anos pelo fato de serem realizadas juntamente com outras demandas diárias de trabalho da equipe do CCMW, como monitorias, higienização e catalogação de documentos e fotos, organização de exposições e outras atividades e ações culturais.

O acervo esportivo  Rocha Netto, formado ao longo de mais de 80 anos pelo jornalista e memorialista Delphim Ferreira da Rocha Netto (1913 - 2003), reúne cerca de 20 mil imagens. De acordo com a coordenadora do Centro Cultural Martha Watts, Joceli Cerqueira Lazier, a digitalização, nomeada digitalização para consulta, priorizou fotografias, recortes de jornais, textos e anotações.

ACERVO – A riqueza de documentos reunidos no acervo, doado pelo jornalista à Unimep, atrai diversos profissionais da comunicação, do esporte, jornalistas, estudantes e pesquisadores que, muitas vezes, não têm acesso a informações históricas sobre futebol em outros locais. Considerado um dos mais completos do Brasil, o acervo foi doado em vida pelo jornalista à Unimep, em 2002, e ficou sob a guarda do Centro Cultural desde a inauguração do Espaço Memória Piracicabano, em 2003.

Composto por milhares de fotografias e 30 mil textos sobre clubes nacionais e internacionais, e jogadores de futebol, é possível encontrar raridades, como imagens do jornalista  com personalidades do esporte, como o lendário jogador Arthur Friedenreich (1892-1969); além de registros da carreira da estrela do basquete, Magic Paula, e do rei do futebol Pelé. Dentre os elementos que compõem o acervo também estão: flâmulas, livros, dados biográficos de atletas, fichas técnicas; além de livros, revistas, coleções de jornais e outros.

CENTRO CULTURAL – O acervo Rocha Netto e outros destaques estão à disposição do público para consultas e visitas no Centro Cultural Martha Watts. No entanto, para atender as orientações das autoridades sanitárias e governamentais, bem como as orientações do Instituto Educacional Piracicabano, em relação à prevenção do coronavírus, o espaço permanecerá fechado temporariamente até o dia 29 de março.

A suspensão das atividades faz parte dos esforços da instituição para a contenção e propagação do novo coronavírus. Os colaboradores do Centro Cultural Martha Watts prosseguem com o planejamento de novas atividades a serem divulgadas posteriormente.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: acervo Unimep e acervo pessoal Joceli Lazier