Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Coordenadora do Centro Martha Watts é eleita representante regional do Sistema Estadual de Museus

Coordenadora do Centro Martha Watts é eleita representante regional do Sistema Estadual de Museus

por Angela Rodrigues publicado 20/04/2021 05h00, última modificação 20/04/2021 15h12

A coordenadora do Centro Cultural Martha Watts, a profª Joceli Cerqueira Lazier, (foto ao lado) foi eleita representante regional titular no município de Piracicaba, para atuar no grupo de trabalho ligado ao Sistema Estadual de Museus (Sisem) de São Paulo.

A designação foi publicada no Diário Oficial em março, por meio da Resolução SC-7, de 10 de fevereiro de 2021, de autoria da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

É a primeira vez que Joceli assume o mandato como titular. Em 2020, ela atuou no órgão como suplente.

Ela conta que a escolha ocorreu por meio de eleição. “As eleições para o  atual mandato das Representações Regionais foram realizadas virtualmente pela primeira vez. Votaram um gestor ou dirigente cultural por município e um representante de cada instituição museológica nas chapas inscritas. Para a regional (RR) Piracicaba, a chapa foi composta por dois titulares e dois suplentes”, detalha ela.

Dentre as principais atividades relacionadas ao cargo, ela conta que estão o mapeamento  e atualização dos espaços museológicos nos municípios, capacitações e criação e fortalecimento das redes de comunicação.

SISEM – O Sistema Estadual de Museus tem como principal objetivo promover a articulação e a cooperação entre os museus e instituições culturais, visando a valorização, a qualificação e o fortalecimento institucional dos museus do Estado de São Paulo.

Para compartilhar e debater os objetivos estratégicos setoriais e mobilizar as diferentes regiões do Estado, o órgão conta com um grupo de trabalho composto por 35 representantes regionais titulares e 35 representantes regionais suplentes, divididos em 24 representações regionais.

A regional do município de Piracicaba contempla instituições dos municípios de Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Brotas, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Itirapina, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha. 

“O Centro Cultural Martha Wats tem participado ativamente das atividades desenvolvidas pelo Sisem, desde 2011. Participamos de encontros, capacitações e outras atividades afins, projetando  o CCMW e todas as ações realizadas no âmbito do Sistema Estadual de Museus e seu valor  histórico  para Piracicaba e região. O Sisem  em sua linha de ação oferece formação, apoio técnico, articulação e fomento às instituições”, pontua ela.

 

Texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: acervo pessoal Joceli Lazier
Última atualização: 15.04.2021