Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Coordenadora e alunos de Nutrição da Unimep publicam artigo em revista científica internacional

por Angela Rodrigues publicado 25/08/2023 17h31, última modificação 25/08/2023 17h50

A professora Nailza Maestá (foto ao lado), coordenadora do curso de Nutrição da Unimep; o prof. Raphael dos Santos Canciglieri, docente do curso de Medicina Veterinária; o nutricionista Richard Danilo Serrano, graduado pela Unimep; e os alunos da graduação: William Fioravante Victor, Rodrigo Elias Diniz, Laurita Maluf Morelato e Isabela Souza Campos tiveram artigo científico divulgado na publicação científica internacional Revista Ciência Aberta. O artigo foi disponibilizado em formato digital no Volume 8 - Número 2 de 2023 da publicação.

Intitulado “Efeitos da Suplementação com Suco de Beterraba em Diferentes Concentrações e a Importância de Óxido Nítrico em Corredores de Resistência”, o artigo é resultado de projeto de iniciação científica iniciado em agosto de 2021 e concluído em agosto de 2022. O projeto foi desenvolvido sob a coordenação da professora Nailza Maestá.

Ela conta que o artigo foi enviado para a Revista Open Science Journal em maio de 2022, foi aceito em julho do mesmo ano e publicado em agosto desse ano. “Nós achamos os resultados importantes para a divulgação internacional, uma vez que as publicações prévias, envolvendo a beterraba e vasodilatação, como consequência do melhor desempenho esportivo mostravam resultados favoráveis ou não, frente às diferentes concentrações de óxido nítrico. Nosso estudo foi realizado com doses diferentes para analisarmos a quantidade de beterraba necessária para auxiliar no desempenho”, conta ela sobre o estudo.

Conforme resumo disponibilizado na apresentação do artigo, “cada vez mais a beterraba tem ganhado destaque na prática esportiva, principalmente nas modalidades aeróbicas de longa duração, devido à sua alta concentração de nitrato, sendo importante precursor do óxido nítrico (NO) e proporcionando melhora no desempenho esportivo”, apontam os pesquisadores.

Nesse sentido, a pesquisa teve como principal objetivo investigar os efeitos da ingestão aguda de suco de beterraba, rico em óxido nítrico em diferentes concentrações, em exercícios de endurance, avaliando desempenho, respostas glicêmicas, cardiorrespiratórias e urinárias de corredores amadores. “Nossa hipótese é que o BR aumentaria a captação de glicose, minimizaria o consumo máximo de oxigênio, melhora a economia do exercício e o desempenho dos corredores”, afirmam os autores.

Os principais resultados encontrados na pesquisa e divulgados no artigo observaram que a suplementação de beterraba em corredores amadores aumentou a captação de glicose, melhorou o consumo máximo de oxigênio e o desempenho na corrida.

Embora já tenha tido diversos artigos divulgados em publicações nacionais e internacionais, é a primeira vez que a coordenadora Nailza Maestá assina artigo científico com esse grupo.

Ela destacou a sensação e a relevância com a publicação na revista internacional. “Juntamente com a pesquisa, significa despertar inquietude, ânsia por aprender e a vivência fora da sala de aula, além da valorização do currículo dos professores e alunos. Esses alunos saem da graduação com uma experiência diferenciada, que os torna aptos para uma possível carreira acadêmica e competitivos para o mercado de trabalho. A universidade cumpre sua missão de ensino e pesquisa com esses projetos. Me sinto orgulhosa do empenho dos alunos, principalmente por serem da graduação em Nutrição e pelas dificuldades de realizarmos pesquisa na graduação em ensino privado. Agradeço muito aos funcionários da Unimep e aos voluntários, sem eles a pesquisa não aconteceria”, apontou a coordenadora.

O artigo “Efeitos da Suplementação com Suco de Beterraba em Diferentes Concentrações e a Importância de Óxido Nítrico em Corredores de Resistência” pode ser acessado na íntegra nesse link: https://osjournal.org/ojs/index.php/OSJ/article/view/3361

Texto: Angela Rodrigues (Assessoria de Comunicação Unimep)
Fotos: site Revista Ciência Aberta e acervo pessoal professora Nailza Maestá
Última atualização: 25.08.2023