Copa do Mundo toma conta da programação cultural
A Copa do Mundo 2014, que será aberta dia 12 de junho, em São Paulo, domina a programação cultural do Centro Cultural Martha Watts. A agenda está composta por exposições sobre futebol, cartuns premiados no Salão Universitário de Humor e a mostra itinerante Show de Bola. Confira:
SHOW DE BOLA
Fica montade até o dia 27 de junho nas salas Monet e Da Vinci. É uma interação cultural, que também acontece nas duas maiores capitais do país: São Paulo e Rio de Janeiro. Embora seja realizada no período da Copa do Mundo, não foi inspirada no torneio e seu objetivo é promover um intercâmbio cultural e artístico. Isso porque apresenta obras de artistas de 19 países: Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão, México, Nigéria, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Quênia, Reino Unido e Suíça.
Com curadoria de Leda Maria, historiadora e professora de história da arte radicada em Nova York, utiliza sete hexágonos para formar um círculo (bola), permitindo a união de temáticas e países. Além da exposição física, as obras serão amplamente divulgadas digitalmente e nas mídias sociais.
UMA COPA CHEIA DE HUMOR
A retrospectiva dos trabalhos premiados do Salão Universitário de Humor, que completa 22 anos de realização, não poderia ter tema diferente neste ano: a Copa do Mundo. Por meio dos trabalhos selecionados, o espectador poderá se lembrar de fatos interessantes ligados às cinco últimas Copas: 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010, destaca Joceli Lazier, diretora do CCMW. Fica em cartaz de 2 de junho a 31 de julho.
PARALELA DO SALÃO UNIVERSITÁRIO DE HUMOR
A Sala Irineu Guimarães abriga a paralela da 22º edição do salão, que será aberta no dia 6 de junho. Todo ano temos essa paralela, que em 2014 destaca o tema meio ambiente. O júri de seleção dos trabalhos é quem define quem comporá essa mostra, conta Joceli Lazier. A exposição permanece em cartaz até 25 de junho.
BRASIL NAS COPAS
A Galeria do Campus Taquaral também ficará verde e amarela no período de 9 de junho a 12 de julho, enquanto durar a Copa. O espaço estará com vários painéis que contarão a história da participação do Brasil em todas as edições da Copa do Mundo, conta Joceli Lazier. Os painéis têm dois metros de largura, com várias informações sobre o evento.
NHÔ QUIM E CIA. DE VERDE E AMARELO
A programação começa logo no dia 2, com Nhô Quim de Verde e Amarelo, que fica em cartaz até 18 de julho no Hall e Espaço Memória Piracicabana, do Centro Cultural Martha Watts. A pergunta que a exposição responde é a seguinte: dentre jogadores, técnicos e treinadores que passaram pelo futebol piracicabano, quais conseguiram disputar a Copa do Mundo?
A riqueza futebolística de Piracicaba atraiu muitas figuras que se tornaram lendárias no XV de Novembro. Muitos foram revelados pelo alvinegro e brilharam em times da capital e na Copa, enquanto outros fizeram o caminho inverso: passaram pelo XV quase no final da carreira, mesmo assim de maneira marcante. A exposição integra o evento Pira na Copa 2014, que envolve várias instituições e com material referente à Copa do Mundo.
Texto: Ronaldo Victória
Fotos: Divulgação
Edição/coordenação: Celiana Perina
Última atualização: 07/06/2014