Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Coral da terceira idade ensina cuidar da voz com qualidade de vida

Coral da terceira idade ensina cuidar da voz com qualidade de vida

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 10/06/2014 07h20, última modificação 26/04/2016 15h51

Até maio, Maria Teresa Ramos Matarazo (foto ao lado), 61, moradora do bairro Cecap 1, próximo ao campus Taquaral, cantava apenas no chuveiro e na igreja que frequenta, como ela mesma conta. Até que resolveu aprender a trabalhar e cuidar da própria voz por meio do coral da terceira idade da Unimep, que iniciou as atividades no dia 13 do mesmo mês. Com outras 13 alunas com idade acima de 50 anos, quase todas residentes nos bairros próximos ao Taquaral, Maria Teresa pratica alongamento corporal e exercícios de aquecimento vocal, dentre outras ações que desenvolve com muita animação e bom humor. “Quero aprender a cantar, mas o melhor é o grupo que se forma. Aqui, fiz novas amizades”, afirma ela. Os encontros são quinzenais e gratuitos e ocorrem às terças-feiras, no Teatro Unimep.

O coral é coordenado por Elisangela Cornachini Corte Real, responsável pelo programa da Terceira Idade, e regido pela maestrina Joanice Vicente Casemiro. Segundo Elisangela, a proposta é promover benefícios para o corpo e a mente dos participantes, com atividades que possam minimizar o estresse e possibilitar mais qualidade de vida.

Também componente do grupo, está Orlinda José dos Santos Monteiro (foto ao lado), 63, moradora do bairro Eldorado e para quem os encontros são uma oportunidade de desenvolver outras habilidades. “Acredito que as atividades trazem muitos benefícios, além de melhorar a voz. Estou amando as aulas, o contato com a maestrina, com a Elisangela e as novas amigas e as palestras. Isto é Unimep”, finaliza.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Bob Calligaris
Edição/coordenação: Celiana Perina
Última atualização: 06/06/2014

registrado em: