Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Criatividade nas estratégias de venda de orgânicos é tema de pesquisa científica

por Angela Rodrigues publicado 15/01/2020 05h00, última modificação 15/01/2020 16h29

A aluna do curso de jornalismo, Larissa Anunciato de Oliveira, realiza a pesquisa de iniciação científica “Marketing e Criatividade no Setor de Varejos de Produtos Orgânicos”. O estudo, realizado desde agosto de 2018  avalia a criatividade em ações de comunicação no varejo de orgânicos em Piracicaba.

O projeto, que foi realizado sob a orientação da professora Rosana Borges Zaccaria,  envolveu análise dos mercados Emporium Alimente, OBA Hortifruit e Rancho Orgânico para o entendimento de suas estratégias publicitárias, por meio da observação de diferentes iniciativas. Para isso, foram realizadas visitas aos locais para avaliar a comunicação no ponto de venda e realizar comparações com os estudos desenvolvidos em projetos anteriores na área.

OBJETIVOS – Há sete anos, a orientadora integra projetos de pesquisa relacionados ao marketing e criatividade na venda de produtos. “Este projeto está ancorado na linha de pesquisa Marketing e Criatividade no PPGA (doutorado em administração da Unimep). A intenção é provocar no aluno perguntas que o farão entender o ambiente da pesquisa e a importância da metodologia para auxiliar na busca de respostas”, afirma Rosana.

Dentre as expectativas, está a de oferecer para a aluna participante a ampliação de conceitos da área, de modo que ela possa compreender questões como o comportamento do consumidor, processos criativos e sustentabilidade.

DESCOBERTAS – Para a bolsista pelo CNPq, Larissa, a pesquisa não se esgota ao término do projeto, mas incrementa um ramo pouco pesquisado, além de aumentar as possibilidades de conhecimento na área. De acordo com a universitária, o projeto permitiu ampliar seus conhecimentos e se desenvolver em outros áreas de pesquisa. “Meu trabalho é de bastante observação e avaliação, mas tive algumas conclusões legais até agora como: os mercados menores utilizam métodos mais criativos do que grandes corporações. O meio mais usado está sendo a rede social”, destaca.

Texto: Daniela Borges
Foto: banco de imagens