Cultura, estética e educação compõem obra de docentes
por Universidade Metodista de Piracicaba
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publicado
04/01/2013 14h24,
última modificação
26/04/2016 15h49
Os docentes Belarmino César Guimarães da Costa (foto), diretor da Faculdade de Comunicação, e Bruno Pucci, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da universidade, lançaram a obra Teoria Crítica e Crises Reflexões sobre Cultura, Estética e Educação, em datas distintas dos meses de setembro e outubro. A obra, que tem 282 páginas, é uma publicação da Editora Autores Associados e pode ser adquirida em livrarias e no site www.autoresassociados.com.br. O valor é R$ 49.
A produção da obra contou também com a parceria do professor Fabio Akcelrud Durão, do Departamento de Teoria Literária da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Costa conta que, nela, são apresentadas questões contemporâneas da cultura, estética e educação, que visam diagnosticar as incongruências entre potencial tecnológico e semiformação, como eixo nas dimensões do campo da estética e da ética, para enfatizar situações-limite de crise associadas a assuntos ambientais e educativos.
Além disso, segundo ele, o livro também contribui para estudos e pesquisas em estética e cultura de massa e teoria da comunicação, com abordagens sobre novas tecnologias e também sobre o ambiente da indústria cultural na contemporaneidade. A obra tem uma característica importante: a continuidade das reflexões iniciadas na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), em 1991, quando foi criado o grupo de pesquisa Teoria Crítica e Educação, coordenado pelo professor Bruno Pucci, do qual estou desde o início. Também representa mais uma produção coletiva de pesquisadores estrangeiros e de várias universidades brasileiras, destaca o docente.
Texto: Júnior Campos
Fotos: Fábio Mendes
Edição de texto: Angela Rodrigues
Última atualização: 04/01/2013
A produção da obra contou também com a parceria do professor Fabio Akcelrud Durão, do Departamento de Teoria Literária da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Costa conta que, nela, são apresentadas questões contemporâneas da cultura, estética e educação, que visam diagnosticar as incongruências entre potencial tecnológico e semiformação, como eixo nas dimensões do campo da estética e da ética, para enfatizar situações-limite de crise associadas a assuntos ambientais e educativos.
Além disso, segundo ele, o livro também contribui para estudos e pesquisas em estética e cultura de massa e teoria da comunicação, com abordagens sobre novas tecnologias e também sobre o ambiente da indústria cultural na contemporaneidade. A obra tem uma característica importante: a continuidade das reflexões iniciadas na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), em 1991, quando foi criado o grupo de pesquisa Teoria Crítica e Educação, coordenado pelo professor Bruno Pucci, do qual estou desde o início. Também representa mais uma produção coletiva de pesquisadores estrangeiros e de várias universidades brasileiras, destaca o docente.
Texto: Júnior Campos
Fotos: Fábio Mendes
Edição de texto: Angela Rodrigues
Última atualização: 04/01/2013
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