Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cultura renascentista é mote de ciclo de estudos na Unimep

Cultura renascentista é mote de ciclo de estudos na Unimep

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 07/11/2008 12h47, última modificação 06/05/2016 08h38

Para os estudantes e profissionais da filosofia, um presente para brindar a mente. A comemoração dos 20 anos do curso de filosofia da Unimep terá a cultura renascentista como foco de reflexão. Trata-se do 2º Ciclo de Estudos em Filosofia: A Cultura Renascentista, a ser promovido entre 10 e 14 de novembro, a partir das 14h, na sala vermelha do Teatro Unimep. Para a ocasião está prevista a realização de nove palestras, a exibição de um filme e o lançamento de um livro. A entrada é gratuita. 

A abertura do ciclo será no dia 10, às 14h, no auditório verde do bloco 2 do campus Taquaral, com a exibição do filme “Agonia e Êxtase” (1965), dirigido por Carol Reed. No mesmo dia, a ex-aluna do curso de filosofia Elaine de Lemos lança o livro “Silêncio de Celofane”. No dia 11, há as palestras Maquiavel e o Maquiavelismo Francês, a ser ministrada por Roberto Romano, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), seguida de Política e História no Final do Renascimento, proferida por Luiz Francisco Miranda, da Unimep. 

No dia 12, ocorrem três palestras de professores da Unimep: Renascimento e Religiosidade, com José Maria de Paiva; Erasmo de Roterdam e o Elogio da Loucura (ou um Evangelho do jogo segundo seu amante), de José Lima Junior, e ainda O Renascimento e a Segunda Escolástica: em Torno da Disputationes Metaphysicae de Francisco Suárez, a ser proferida por Edivaldo Bortoleto, coordenador do curso de filosofia da Unimep.

EXPOSIÇÕES

A abertura das sessões de comunicações, com a exposição de 15 trabalhos de pesquisa produzidos pelos alunos do curso de filosofia, de história, um aluno da Uinicamp, professores da Unimep e de outras instituições de ensino. Ao lado, vídeo com entrevistas sobre o evento.

Na mesma data, também ocorre a palestra A Recepção dos Clássicos na Renascença, proferida por Beatris Gratti, da Unicamp. O último dia de atividades, 14, será marcado pelas palestras Os lugares do Conhecimento no Renascimento, ministrada por Eduardo Murguia, da Universidade de São Paulo (USP); Freud e o Moisés de Michelângelo, por Márcio Mariguela, da Unimep, e Questões sobre a Cultura Artística no Renascimento, por Valéria Lima, também da Unimep. 

“A temática dá continuidade à abordada no ano passado e foi definida a partir da sugestão dos alunos, em virtude da diversidade existente no período renascentista”, destaca Adriana Mariguela, coordenadora do evento e professora da Unimep.

ANOTE – 2º Ciclo de Estudos em Filosofia: A Cultura Renascentista. De 10 a 14 de novembro, a partir das 14h, na sala vermelha do Teatro Unimep do campus Taquaral (rodovia do Açúcar, km 156), Piracicaba. Informações pelo e-mail cicloemfilosofia@gmail.com ou (19) 3124-1578.

Foto acima: Equipe organizadora do evento.

Edição e texto: Assessoria de imprensa Unimep
Foto: Fábio Mendes - Unimep
Vídeo: Unimep TV

 Última atualização: 07/11/2008

registrado em: