Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cultura Unimep: novidades estão previstas para 2011

Cultura Unimep: novidades estão previstas para 2011

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 18/01/2011 11h45, última modificação 26/04/2016 15h46

A Unimep – Universidade Metodista de Piracicaba é comprometida com a formação completa e o desenvolvimento do aluno. Assim, busca proporcionar a proximidade com o universo artístico e suas linguagens (artes visuais, teatro, dança, música e literatura), por meio do Núcleo Universitário de Cultura (NUC) e do Centro Cultural Martha Watts. Para 2011, estão previstas atividades culturais que devem envolver a Unimep e a comunidade externa no que se refere ao universo artístico. Confira algumas das atividades programadas para cada área.

ARTES CÊNICAS  

O setor de teatro comemora os 25 anos de criação do grupo Andaime, com lançamento do livro No Caminho do Mito – A História do Grupo Andaime, exposição de fotos, estreia de nova montagem e apresentações de peças que marcaram a história do grupo. O grupo lança o CD Cornélio Pires – Uma Estrepolia Musical, com canções da peça As Patacoadas de Cornélio Pires.  Os grupos No Espaço, Pedecana e Cochichonacoxia lançam novas peças. Ocorrem apresentações dos espetáculos A Onça que Ninguém Viu, do grupo Pedecana, e No Trono de Cronos e Kairós, do grupo Cochichonacoxia. O grupo Andaime faz apresentações de Alice Através do Tempo, em comemoração aos 130 anos do Colégio Piracicabano. 

O setor também participa da Mostra de Teatro de Piracicaba Pirateatrando e do 6º Festival Nacional de Teatro de Piracicaba (Fentepira), além de apoiar a Mostra de Teatro Estudantil de Piracicaba, realizada pelo Colégio Piracicabano. Em outubro, promove a Semana A Universidade do Teatro, com participação dos grupos da instituição e convidados. Além disso, trabalha no Projeto Plantando Sonhos, em parceria com o Ponto de Cultura Garapa e escola municipal Profª. Elizabeth Consolmagno Cruz. 

CORAL

O setor de coral universitário, com os grupos Apepú Yamí, Vera Cordis e Campus Centro, participa do Projeto 30 Minutos. A iniciativa é da Pastoral Universitária, e ocorre a partir de março, na última semana de cada mês. Comparece, também, nas celebrações de datas especiais.  Os grupos de coral se apresentam ao longo do ano em locais de Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste, além de participarem de encontros de corais universitários. 

NUC

Em 2011 já está confirmada a 9ª edição do Unicult, que envolve todos os grupos do setor e leva atividades artísticas para a programação da Mostra Acadêmica. Dentro desse evento, ocorre o 7º Concurso de Contos e Crônicas, que leva às comunidades interna e externa a possibilidade de desenvolver um exercício literário.

CENTRO CULTURAL MARTHA WATTS 

O Centro Cultural participa de dois eventos promovidos pelo Instituto Brasileiro de Museus, vinculado ao Ministério da Cultura: a Semana de Museus, com o tema Museu e Memória, e a Primavera dos Museus. Participa, também, do Salão Universitário de Humor da Unimep, com o Prêmio Centro Cultural Martha Watts – Meio Ambiente. 

Em uma parceria com o curso de pedagogia da Unimep, em 2011 continua o projeto Educação Patrimonial para Crianças. A iniciativa usa como espaço o Museu Jair de Araujo Lopes, e tem o objetivo de mostrar aos estagiários do curso o potencial educacional dos museus. O centro cultural também organiza mesas redondas, sobre temas específicos ou como parte de uma programação.
 
As visitas ao Centro Cultural são guiadas por monitores e destinadas ao público geral, estudantes ou turistas. O museu, além de seu acervo, recebe obras de artistas renomados de Piracicaba e de todo o estado de São Paulo. Ocorrem, em 2011, cerca de três exposições por mês nas salas Monet, Da Vinci e Irineu Guimarães.


Texto:
Camila Duarte
Edição: Celiana Perina
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 11/01/2011

registrado em: