Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Curso de arquitetura e urbanismo oferece disciplina em parceria com Unesco

Curso de arquitetura e urbanismo oferece disciplina em parceria com Unesco

por Angela Rodrigues publicado 20/12/2019 07h00, última modificação 20/12/2019 12h27

“A arquitetura de terra é uma técnica milenar com imensa repercussão nas arquiteturas históricas e contemporâneas”, conta o professor Eduardo Salmar Nogueira e Taveira, do curso de arquitetura de urbanismo da Unimep. Ele é representante brasileiro da Cátedra Unesco Arquitetura de Terra e coordena o projeto Arquitetura de Terra e Desenvolvimento Sustentável, que existe há 22 anos por meio de parceria entre a Unimep, a partir da graduação, e a Unesco.

Na disciplina da graduação, que em 2019 completou 25 anos de oferecimento no campus Santa Bárbara d´Oeste, os alunos aprendem a técnica de arquitetura de terra e desenvolvem práticas de canteiro de obras, como a construção de barracão-escola no campus Santa Bárbara d’Oeste da universidade.

Segundo  o professor Salmar, a iniciativa beneficia professores e estudantes com intercâmbios, estágios internacionais e participações em congressos e publicações. O mercado de trabalho também gera grandes oportunidades para quem domina a técnica: “temos vários ex-alunos com empresas especializadas em construção de terra”, destaca o docente.

Texto: Serjey Martins
Fotos: Ivan Moretti