Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Curso de Direito do campus Taquaral promove 49ª Semana Jurídica

Curso de Direito do campus Taquaral promove 49ª Semana Jurídica

por Angela Rodrigues publicado 15/11/2020 03h00, última modificação 09/10/2021 01h16

O curso de direito do campus Taquaral da Unimep promove entre os dias 17 a 19 de novembro, a 49ª Semana Jurídica. Pela primeira vez, o tradicional evento da graduação será realizado no formato virtual, dentro dos protocolos de segurança e distanciamento social para evitar a propagação da Covid-19.

SEMANA ESPECIAL – Nesse ano, a Semana Jurídica foi organizada e é coordenada pela professora Renata Helena da Silva Bueno (foto ao lado), coordenadora da graduação, em parceria com os docentes do curso. Por ser um ano especial à trajetória do curso, a preparação foi mais especial que nas edições anteriores. O motivo é que o evento faz parte da celebração dos 50 anos do curso de direito, criado no campus Taquaral no ano de 1970.

Por essa razão, a 49ª Semana Jurídica tem como tema em 2020 “Comemorando o Cinquentenário – Direito e Pandemia”.

Além de celebrar a trajetória da graduação, a Semana Jurídica tem também como proposta debater tendências atuais da área de direito, com docentes e profissionais renomados.

INSCRIÇÃO – Os alunos do curso de direito já podem se inscrever para participar da 49ª Semana Jurídica. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente nesse link: https://www.unimep.br/palestras/

Para os estudantes, a inscrição é obrigatória para a emissão dos certificados. Eles serão entregues posteriormente à realização do evento.

PROGRAMAÇÃO ONLINE – A abertura da Semana Jurídica, que terá  com culto em Ação de Graças, será presencial, e transmitida ao vivo no canal da TV Unimep no Facebook: https://www.facebook.com/tvunimep.

Já as cinco palestras que compõem a programação do evento serão todas transmitidas ao vivo no perfil da Unimep no Instagram: www.instagram.com/unimep/

Por esse motivo, para acompanhar todas as palestras, os alunos da graduação precisam ter ou criar um perfil no Instagram. Se o estudante desejar, após o encerramento do evento, ele pode desativar o perfil nessa mídia social.

Confira a programação completa do evento:

DIA 17 DE NOVEMBRO:
Das 9h às 10h – Ação de Graças em Comemoração ao Cinquentenário do Curso de Direito. A atividade ocorre na Capela da Pastoral Universitária do campus Taquaral e terá apresentação musical. A iniciativa terá a transmissão ao vivo no canal da TV Unimep no Facebook e poderá ser acompanhada por todos os interessados.

Das 20h às 21h – Palestra “Limites Interpretativos do Supremo Tribunal Federal (STF)”, com o prof. Flávio Pansieri, docente adjunto de Direito Constitucional da PUC Paraná; presidente do Conselho Fundador da Academia Brasileira de Direito Constitucional; Conselheiro Federal Eleito da Ordem dos Advogados (OAB) do Brasil e coordenador do curso de especialização em Direito Constitucional Academia Brasileira de Direito Constitucional. A palestra será transmitida no canal da Unimep no Instagram.

DIA 18 DE NOVEMBRO:
Das 9h às 10h – Palestra “Estratégias da Advocacia nos Tribunais”, pelo professor Ricardo Souza Calcini, professor de Direito do Trabalho na FMU, coordenador editorial trabalhista da Editora Mizuno; coordenador acadêmico dos projetos “Dúvida Trabalhista? Pergunte ao Professor!” (Jota), “Migalha Trabalhista” (Migalhas) e “Prática Trabalhista” na Revista Consultor Jurídico (Conjur); e palestrante e instrutor de eventos corporativos pela empresa Ricardo Calcini Cursos e Treinamentos, especializada na área jurídica trabalhista com foco nas empresas, escritórios de advocacia e entidades de classe.  A palestra será transmitida no canal da Unimep no Instagram.

Das 20h às 21h – Palestra “Teletrabalho”, com o palestrante Almir Pazzianotto Pinto, advogado, palestrantes, ex-Ministro do Trabalho e ex-Presidente do Tribunal Superior do Trabalho. A palestra será transmitida no canal da Unimep no Instagram.

DIA 19 DE NOVEMBRO:
Das 9h às 10h – Palestra: “Direito Funerário: Dignidade Além da Vida”, com o palestrante Carlos Alberto Kastein Barcellos, diretor da Academia Brasileira de Direito Médico e autor de obra jurídica “Direito Sanitário: diretivas antecipadas de vontade sob o enfoque dos direitos fundamentais. Paco Editorial: Jundiaí, 2015”. A palestra será transmitida no canal da Unimep no Instagram.

Das 20h às 21h – Palestra “Dilemas Éticos e Alocação de Recursos Escassos na Pandemia”, com o palestrante Igor Mascarenhas, advogado e professor de graduação e pós-graduação em direito e na graduação de Medicina e Residência Médica. A palestra será transmitida no canal da Unimep no Instagram.

REALIZAÇÃO –
 A Semana Jurídica do campus Taquaral da Unimep é realizada pela coordenadora do curso de direito, a professora Renata Helena da Silva Bueno, e ocorre em parceria com os docentes da graduação.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: Capa: Tingey Injury Law Firm (Unplash) e interna: Edson Rossini