Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Curso de Direito do campus Taquaral promove 51ª Semana Jurídica

Curso de Direito do campus Taquaral promove 51ª Semana Jurídica

por Angela Rodrigues publicado 26/09/2022 15h00, última modificação 03/10/2023 15h19

Alunos e docentes do curso de direito do campus Taquaral participam nos próximos dias 27, 28 e 29 de setembro da 51ª Semana Jurídica da graduação. O evento é presencial e terá três palestras realizadas por docentes e profissionais renomados do campo do direito.

As atividades são gratuitas e ocorrem no Teatro Unimep, sempre a partir das 19h30. As palestras também são abertas ao público externo.

A coordenadora do curso de direito do campus Taquaral e, também, do Núcleo de Prática Jurídica, a profª Manuela Cibim Kallajian, conta que a expectativa de retomar o evento mais tradicional do curso na modalidade presencial é enorme. “A Semana Jurídica é um evento tradicional do Curso de Direito da Unimep e este ano apresenta a sua 51ª edição. Mesmo com a pandemia, não deixamos de realizá-lo e sua versão “on- line” também foi um sucesso. Entretanto, a expectativa de voltarmos à modalidade presencial é enorme”.

Manuella destacou os principais objetivos do evento. “A ideia da Semana Jurídica é trazer aos nossos alunos a oportunidade de ouvir profissionais externos, mas que de alguma forma guardam relação com a academia. Assim, eles têm contato com temas atuais e que os interessa, mas num contexto diferente ao da sala de aula.  É muito importante receber a comunidade para debates que agregam conhecimento aos nossos alunos e os preparam ainda mais para o cotidiano forense, convocando-os à reflexão. Esse ano, falaremos com convidados de altíssimo nível sobre concursos públicos, tecnologia e direito, e os 200 anos do Tribunal do Júri. Será uma alegria ter todos novamente em nosso Teatro Unimep, que sempre é palco de grandes eventos acadêmicos, culturais e que proporciona há anos o debate rico, construtivo e democrático para toda a sociedade”, afirmou a professora.

PROGRAMAÇÃO – Confira a programação completa da Semana Jurídica do campus Taquaral e os palestrantes:

Dia 27 de setembro: Palestra: "Preparação para Concursos Públicos"
Palestrante: Lucas Falasqui Cordeiro (imagem à esquerda), Juiz do Trabalho Substituto no TRT 15ª Região, professor universitário no Centro Universitário Edmundo Ulson (UNAR), professor em Cursos Preparatórios para Concurso Público e ex-servidor Público no MPT da 15ª Região. É pós-graduado em Responsabilidade Civil.

Dia 28 de setembro: Palestra: "Novas Tecnologias e Direito"
Palestrante: Angélica Luciá Carlini (imagem à direita), graduada em direito pela PUC-SP, mestre em História Contemporânea pela PUC-SP e mestre em Direito Civil pela UNIP, doutora em Educação pela PUC-SP e doutora em Direito Político e Econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem pós-doutorado pela PUC do Rio Grande do Sul. É coordenadora da área de Direito da Escola de Negócios e Seguros (ENS), vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Contratual (IBDCONT), professora em cursos de pós-graduação, professora convidada dos programas de pós-graduação da Escola Paulista de Direito (EPD), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Também é docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Paulista (Unip), membro da Comissão Científica do Comitê Iberolatinoamericano da Associação Internacional de Direito de Seguro (CILA/AIDA), e coordenadora do Núcleo de Seguro e Resseguro da Escola Superior da Advocacia (ESA) de São Paulo.

Dia 29 de setembro – Palestra: "200 Anos do Tribunal do Júri"
Palestrante: Aluísio Antonio Maciel Neto (foto à esquerda), graduado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). É promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo desde 2006, titular do cargo de 2º Promotor de Justiça de Piracicaba, com atribuições na Vara do Júri e Execuções Criminais e coordenador do Núcleo de Apoio ao Tribunal do Júri do MP-SP.

INSCRIÇÕES – Os interessados em participar da 51ª Semana Jurídica do campus Taquaral da Unimep podem se inscrever no local e horário do evento. Serão oferecidos certificados de atividades complementares de três horas para cada dia do evento.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo fone (19) 3124-1565.

Texto: Angela Rodrigues/Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: banco de imagens/acervo Unimep e acervo pessoal
Última atualização: 09/09/2022