Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Curso de direito realiza 112 bancas virtuais de avaliação de TCCs

Curso de direito realiza 112 bancas virtuais de avaliação de TCCs

por serjey.martins1 publicado 19/07/2021 05h00, última modificação 09/10/2021 00h32

A forma de ensino e avaliação dos alunos teve de ser, desde o início da pandemia, adaptada pelas instituições de ensino de todo o mundo. O curso de direito da Unimep é um exemplo de como a utilização das tecnologias pode contornar esses desafios e manter o padrão de qualidade. Entre os dias 26 de maio e 5 de junho, ocorreram, pelo segundo ano consecutivo, as bancas virtuais de avaliações de trabalhos de conclusão de curso (TCCs) do semestre.

Como conta a coordenadora do curso de direito, professora Manuela Cibim Kallajian (foto à esquerda), foram ao todo 112 trabalhos avaliados, por meio da plataforma virtual Collaborate, que demandaram o empenho de 112 alunos, 20 professores do curso, além de 25 membros externos. “A apresentação e defesa do TCC é um momento muito esperado pelo aluno. Envolve um trabalho que é desenvolvido por 1 ano e é a oportunidade que o aluno tem de mostrar o resultado da sua pesquisa acadêmica”, afirmou a professora.

FORMATO – “Da mesma forma que a apresentação presencial, cada banca conta com três avaliadores: o orientador e dois convidados, estes também professores do curso ou convidados externos à universidade, mas com experiência na área jurídica. Assim, por meio da plataforma remota disponibilizada pela Unimep, os alunos podem apresentar seus trabalhos e se submeter às arguições da banca, montada especialmente para cada um. Após a apresentação e defesa, os membros das bancas conversam particularmente por outro meio tecnológico e atribuem os conceitos, que são imediatamente informados para os alunos”, detalhou Manuela.

Ela conta ainda que, ainda que desafiadora pela quantidade de elementos e a necessidade de todos estarem conectados e presentes ao mesmo tempo, a montagem das avaliações em 2021 ocorreu de forma mais tranquila, devido à experiência obtida pelos professores no ano anterior. Como em 2020, os alunos puderam convidar os familiares e amigos para assistir a banca por meio do link digital enviado pela universidade.

TEMAS - Segundo a professora Manuela, em 2021, muitos alunos optaram por incluir em suas pesquisas as consequências jurídicas da pandemia. “Assim, tivemos diversos trabalhos que analisaram, em diferentes ramos do Direito, os reflexos legais do que estamos vivendo atualmente. Isso demonstra que nossos alunos são capazes de visualizar as demandas atuais e sair do lugar comum, analisando o Direito de forma dinâmica e com aplicação prática” disse a docente.

Uma das avaliadas foi Ana Maria Cristiane Medeiros (foto abaixo, com os avaliadores da banca), com o trabalho Assédio Moral nas Relações de Teletrabalho no Atual Contexto da Pandemia Covid-19. Ela contou um pouco sobre a experiência: “para falar a verdade, eu senti muito medo a princípio. Como é virtual, eu tive medo de cair a conexão ou travar e, assim, não conseguir passar exatamente o meu objetivo para os avaliadores. Na verdade, isso não passou de uma insegurança boba porque a banca me acolheu carinhosamente. Eu só tenho que agradecer”, disse a estudante.