Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Curso de fisioterapia há 36 anos unindo teoria e prática

Curso de fisioterapia há 36 anos unindo teoria e prática

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 25/04/2012 14h03, última modificação 26/04/2016 15h48

A função de um fisioterapeuta é, resumidamente, utilizar conhecimentos técnicos e científicos para prevenir ou tratar da saúde física das pessoas. Responsabilidade que o curso de fisioterapia da Unimep, há 36 anos em funcionamento, segue à risca quando o assunto é formar profissionais para atuar nesta área do conhecimento. O curso é reconhecido por unir ensino, pesquisa e extensão e ter um corpo docente qualificado. Outros destaques desta graduação são as 4 estrelas na avaliação do Guia do Estudante, da Editora Abril, e a nota 4 no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). 

Outro diferencial que merece destaque são os estágios que permitem aos alunos o contato direto com pacientes, capacitando-os para atuar em todas as áreas desta profissão. Para a realização deste trabalho, a Unimep conta com uma Clínica de Fisioterapia, que desde 1978, atende pacientes carentes do SUS (Sistema Único de Saúde), alunos e funcionários. Por mês, são cerca de 1.300 atendimentos realizados. Os estagiários também realizam trabalho no Lar dos Velhinhos de Piracicaba e na clínica esportiva do estádio do XV de Piracicaba, onde os atletas recebem atendimento gratuito. 

Segundo o coordenador do curso, Sérgio Henrique Borin, o momento é muito bom para os fisioterapeutas, pois a profissão está em expansão, principalmente devido às contratações para diversos setores do serviço público. 
 
EDUCAÇÃO CONTINUADA

Dar continuidade aos estudos com cursos de pós-graduação, é uma oportunidade voltada aos profissionais e estudantes desta área.  Neste sentido há o mestrado em fisioterapia da Unimep, oferecido desde 2002. O curso é reconhecido pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e recebeu conceito 4 nas últimas avaliações trienais, o que o torna um dos únicos cursos de instituições privadas com este conceito no Brasil. 


ESCOLHAS 

Fernanda Maria Casagrande, 22, aluna do 8º semestre, diz que escolheu a Unimep por se tratar de uma universidade de primeira linha. “O curso é muito bom, com vários diferencias e grande reconhecimento”, afirma a aluna. Entre os pontos fortes, Fernanda ressalta os estágios, algo que ela diz gostar muito e julga ser fundamental  na decisão de uma carreira.

“O curso de fisioterapia da Unimep é um dos melhores do Brasil, bem conceituado no Guia do Estudante e com boa localização”, estes foram alguns dos motivos que levaram a aluna do 5º semestre, Helen Eugenia de Andrade (foto acima), 19, a optar pela Unimep. Segundo Helen, os recursos, os laboratórios e o contato com o público durante os estágios na clínica são muito importantes para a formação. 

Rogério Antunes de Azevedo (foto abaixo), 21, do 5º semestre, já havia decidido ser fisioterapeuta, mas ainda faltava escolher a instituição. A localização do campus e o bom reconhecimento do curso foram fatores essenciais para que ele optasse pela Unimep. Hoje  entre as atividades acadêmicas, Azevedo fala da experiência dos estágios. 
“Os estágios são muito bons, começamos a praticar desde o 1º semestre do curso. Quando o aluno se forma, com certeza, já está bem preparado para o mercado de trabalho”, diz. 


NA PRÁTICA 

Formado em fisioterapia em 1996, Fábio Viadanna Serrão, diz que a instituição lhe forneceu uma formação sólida que permitiu seu ingresso no mercado de trabalho. “A atividade de iniciação científica que realizei na Unimep durante o período de graduação possibilitou meu primeiro contato com o desenvolvimento de estudos científicos e isso foi decisivo na minha escolha pela carreira acadêmica. Assim, sou muito grato à universidade pela formação que me possibilitou”, conta ele que, durante seis anos foi professor da Unimep e atualmente é docente da Universidade Federal de São Carlos. 


Texto: Elaine Pereira
Fotos: Fábio Mendes
Coordenação/jornalista responsável: Celiana Perina
Última atualização: 25/04/2012

registrado em: