Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Curso de jornalismo promove webinar sobre Imprensa e Direitos Humanos

Curso de jornalismo promove webinar sobre Imprensa e Direitos Humanos

por Angela Rodrigues publicado 01/05/2020 02h00, última modificação 29/05/2020 13h52

O curso de jornalismo da Unimep realiza na próxima segunda-feira, dia 1º , Dia Nacional da Imprensa, o webinar "Imprensa e Direitos Humanos no Brasil". Com início às 19h30, o evento será transmitido ao vivo, na mídia social Facebook, por meio das páginas do curso e também no perfil do coordenador da graduação, prof. Paulo Roberto Botão.

As páginas podem ser acessadas nesses links:
https://www.facebook.com/Jornalismo-Unimep-338131593437113/
https://www.facebook.com/professorbotao/

Além do prof. Botão, o evento contará com a participação de Belarmino Cesar Guimarães da Costa, professor do curso de jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep; Adelino Oliveira, professor do Instituto Federal de São Paulo - campus Piracicaba e Jaqueline Altomani da Silva, jornalista e mestre em filosofia da educação.

A iniciativa tem como objetivo debater o cenário de atuação da imprensa no país e a sua relação com os direitos humanos, sobretudo em um momento de pandemia. Os participantes irão compartilhar análises da atuação da imprensa em âmbito local e nacional, bem como discutir os constantes ataques sofridos pelos profissionais.

“Neste dia em que se comemora o nascimento da imprensa, numa referência ao Correio Brasiliense, de Hipólito da Costa, vamos conversar sobre o papel que o jornalismo tem ocupado. A proposta é avaliar principalmente as relações entre a imprensa e a garantia dos direitos humanos”, destaca o prof. Paulo Botão.

O evento online é acessível a todos os interessados. Não há necessidade de inscrição prévia.

PARTICIPANTES –  Paulo Roberto Botão: jornalista e coordenador do curso de jornalismo da Unimep, com 30 anos de experiência no ensino universitário. Foi coordenador do GP de jornalismo da Intercom, é membro do Conselho Consultivo da Abej (Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo) e diretor de base do Sindicado dos Jornalistas do Estado de São Paulo, na regional de Piracicaba.

Jaqueline Altomani da Silva: graduada em jornalismo e mestre em filosofia da educação pela Unimep. Fotógrafa e cineasta de guerrilha no SUP (Serviço de Utilidade Pública). Educadora popular no Instituto Terroá. Idealizadora e produtora do Festival Curto Circuito de Hip Hop. Colaboradora no coletivo Batalha Central e militante feminista antirracista no coletivo Marias de Luta.

Adelino de Oliveira: filósofo e doutor em filosofia. Professor de Instituto Federal de São Paulo, campus Piracicaba. Coordenador da Pós-Graduação em Educação e Direitos Humanos.

Belarmino Cesar Guimarães da Costa: jornalista pela Unimep e doutor em educação (filosofia e história) pela Unicamp. Coordenador do Grupo de Pesquisa "Comunicação na Era Digital" e membro do Grupo de Pesquisa "Teoria Crítica e Educação". Foi Diretor da Faculdade de Comunicação e Informática da Unimep e coordenador do NP Comunicação e Educação da Intercom. Autor do Livro: "Estética da Violência, Jornalismo e Produção de Sentidos". Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep e dos cursos de jornalismo e cinema e audiovisual.

ANOTE - Webinar "Imprensa e Direitos Humanos no Brasil". Dia 1º de junho, a partir das 19h30, nas páginas https://www.facebook.com/Jornalismo-Unimep-338131593437113/ e https://www.facebook.com/professorbotao/

 

 

Texto: Paulo Roberto Botão
Foto: Andrea Piacquadio/Pexels
Última atualização: 29/05/2020