Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Curso de Medicina Veterinária da Unimep recebe visita do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de SP

por Angela Rodrigues publicado 12/01/2023 05h00, última modificação 14/07/2023 15h55

A equipe diretiva da Unimep e a coordenação do curso de medicina veterinária receberam na última terça-feira, dia 5, visita da equipe do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de SP (CRMV-SP). A comissão esteve na Unimep para conhecer a universidade, os espaços acadêmicos e de atividades práticas do curso.

O grupo representante do CRMV-SP foi formado pelo presidente do órgão, Odemilson Donizete Mossero; por Rosemary Viola Bosch (tesoureira); Fernando Gomes Buchala (secretário-geral); Márcio Rangel de Mello (presidente da Comissão de Representantes Regionais); Maria Cristina Timponi (presidente da Comissão de Entidades Veterinárias); Paulo Corte (representante Regional de Campinas); José Guedes Deak (representante Regional de Campinas) e Carlos Renato Murta (representante regional de Sorocaba).

A Comissão foi recebida pelo reitor da Unimep, o professor Ismael Forte Valentin; a diretora de Graduação e Pós-Graduação e Pesquisa, a prof.ª Marlene Moreno; o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unimep, o prof. Felipe Augusto Godoy, e o veterinário responsável pela Clínica Escola da Unimep, Mauricio Etchebere. Participaram também do encontro, o coordenador administrativo Michael Adorno e docentes do curso de medicina veterinária. Foi a primeira vez que os membros do CRMV estiveram presentes na universidade.

APROXIMAÇÃO – O coordenador do curso, o prof. Felipe, conta que o convite para a visita à Unimep surgiu durante participação no Encontro Estadual dos Coordenadores de Medicina Veterinária, realizado em abril, em São Paulo. “Fizemos esse convite para eles virem conhecer a nossa instituição e o nosso curso com a proposta de aproximar mais o Conselho das instituições de ensino. Avalio essa iniciativa de forma bastante positiva, no sentido de que o Conselho, mais que um agente fiscalizador, pode ser também um agente impulsionador da qualidade de ensino nas instituições de SP”, afirma ele.

O veterinário responsável pela Clínica Escola da graduação, Maurício Etchebere, destaca a importância da parceria com o Conselho para a realização de projetos e ações. “O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de SP é um parceiro eterno do nosso curso e, acima de tudo, é quem rege a nossa profissão dentro da ética. Com isso, esse convite foi muito bem elaborado para que eles pudessem vir conhecer a Unimep, e também a nossa estrutura, conhecer os nossos alunos e ter essa oportunidade de se aproximar desses futuros profissionais. Avalio a visita positivamente porque eles tiveram a oportunidade, inclusive, de ver in loco os nossos estudantes envolvidos numa atividade prática. Lembrando ainda que o nosso curso está sendo impulsionado a todo o momento. No meio desse ano, teremos a abertura de nova turma do curso com o Vestibular Unimep 2023. Então, mais do que nunca, a presença deles é importante para conhecer a nossa estrutura”, apontou o veterinário da Clínica Escola.

Para o reitor da Unimep, o professor Ismael Valentin, a aproximação com o Conselho também é positiva. “É muito importante recebermos essa visita de quase 100% do Conselho, para conhecer a nossa instituição, as nossas instalações, especialmente a nossa Clínica Escola. Vimos que todos eles esboçaram muita satisfação por estarem presentes aqui. Significa para nós mais um momento de qualificação, tendo em vista que são profissionais de longa experiência e que estão buscando aproximação com os cursos de Medicina Veterinária do Estado”, pontuou o reitor.

O presidente do Conselho, Odemilson Donizete Mossero, também expressou satisfação ao longo da passagem pelos espaços acadêmicos e de vivência prática do curso. “Fizemos questão de passar aqui, mesmo num dia de muitos trabalhos e visitas, porque o Conselho tem uma função importante perante a sociedade que é a de ajudar a profissão a crescer e a ser mais forte para a sociedade. Então, estamos aqui e entendemos essa ação de forma muito positiva porque pretendemos aproximar cada vez mais o Conselho das instituições”, afirmou ele.

Segundo Mossero, o Conselho Regional é um conselho de classe tido mais como um órgão fiscalizador da profissão, mas que desempenha muitas outras funções importantes. “O CRMV também precisa ajudar o próprio aluno e o professor, na orientação, na aproximação com o órgão, no esclarecimento de dúvidas porque o nosso aluno hoje é o futuro profissional e ele tem de sentir que o Conselho é também uma casa para ele. Então, é fundamental que o nosso aluno e o nosso professor participem cada vez mais da vida do Conselho”, acrescentou.

Sobre a visita, ele avaliou como “muito positiva. Vejo muito entusiasmo dos professores e de toda a equipe diretiva da Unimep. É uma universidade muito bem preparada e muito bem estruturada. Posso dizer que fiquei muito satisfeito em ter vindo aqui”, detalhou.

Texto e fotos: Angela Rodrigues
Última atualização: 12.05.2023