Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Curso de Medicina Veterinária realiza I Ciclo de Palestras em Animais Silvestres

por cindy.lima1 publicado 04/03/2024 16h00, última modificação 04/03/2024 16h04
As palestras aconteceram entre os dias 19, 20 e 21 de fevereiro

O curso de Medicina Veterinária da Universidade Metodista de Piracicaba, promoveu o I Ciclo de Palestras em Animais Silvestres. O evento aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, às 19h30, no Campus Centro da Universidade, e foram oferecidas as comunidades interna e externa.

No dia 19 de fevereiro, a palestra “Tartarugas Marinhas no Brasil, hábito alimentar e ingestão de lixo”, foi ministrada pela mestra e professora Janaína Leite de Souza, que destacou a importância de promover palestras aos alunos do curso como a poluição e o descarte do plástico de forma irresponsável pode prejudicar o meio ambiente. A professora citou que há vários projetos de conscientização e educação em relação ao tema lixo e que, em Piracicaba existe o projeto Pira no Plogging. “O projeto Pira no Plogging acontece em Piracicaba no desenvolvimento de palestras em escolas e atuando diretamente no meio ambiente, por meio de campanhas para remover o lixo no rio”.

No dia 20 aconteceu a palestra “Como proporcionar qualidade de vida a animais selvagens mantidos sob cuidados humanos”, ministrada pela professora doutora Cristiane Shilbach Pizzutto. Cristiane abordou durante sua palestra a importância de respeitar as características e particularidades dos animais, especialmente nos que vivem em cativeiro. A doutora atua em várias linhas de pesquisa, sendo uma delas o estudo realizado em cães que participam de projetos em visitas assistidas em hospitais. O objetivo é pesquisar os níveis dos sistemas comportamentais e endócrinos dos cães.

A palestra "Reconstrução de Cascos em Quilonios: da clínica a cirurgia”, ministrada pelo médico Giuliano do Amaral Setem, aconteceu no último dia do evento.

Segundo o professor Maurício Etechebere, coordenador da clínica do curso de Medicina Veterinária, o evento foi um sucesso. Teve a adesão dos alunos, a participação dos professores do curso e dos convidados que ministraram as palestras. Como programação acadêmica, o curso promoverá diversos encontros, oficinas e palestras durante o ano de 2024.

O curso de Medicina Veterinária tem desenvolvido projetos a comunidade externa, em atendimentos e campanhas de vacinação com envolvimento de professores e alunos. Essas atividades acontecem na Clínica Veterinária do Campus Centro da Universidade em uma estrutura com equipamentos e profissionais diferenciados no mercado. Campanhas e atendimentos são realizados também em bairros, centros comunitários e estabelecimentos privados e públicos de Piracicaba.

Confira mais fotos aqui.

Para saber mais sobre o curso, clique aqui.

Acompanhe também pelo Instagram: @cev.unimep

registrado em: ,