Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Curso de química da Unimep promove 3ª Escola de Inverno

Curso de química da Unimep promove 3ª Escola de Inverno

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 01/08/2013 11h40, última modificação 26/04/2016 15h50

“A Química e a Elucidação dos Crimes-Química Forense” é o tema da 3ª Escola de Inverno em Química da Unimep, que ocorre até esta sexta-feira, 2, das 14h às 17h, no campus Taquaral. O curso, promovido pela coordenação da graduação química licenciatura da instituição, teve início no último dia 29, e abriu as portas da universidade a 128 estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas.

De acordo com o organizador do evento, o professor James Rogado (foto), que também coordena o curso de química licenciatura da Unimep, a Escola de Inverno recebeu mais de 400 inscrições. Desse total, 128 estudantes foram selecionados e divididos em três turmas. Os estudantes vêm de diversos municípios da região, como Santa Bárbara d’Oeste, Limeira, Campinas, Sumaré e entre outros. Nesta próxima sexta-feira, 2, os alunos participam de uma avaliação sobre o evento e o encerramento.

Destaques – Um dos destaques da atual edição da Escola de Inverno, segundo Rogado, foi o aumento na procura de vagas para participar da iniciativa, ocorrida devido às realizações da graduação. “São vários os fatores. Destaco a inserção das atividades de pesquisa e extensão em ensino de química de nosso curso na região, a excelente nota que a graduação química-licenciatura obteve perante o MEC – a nota 4 – , a divulgação espontânea pelos órgãos da imprensa do evento, a parceria com a Etec Cel Fernando F. Costa (Centro Paula de Souza) e o apoio incondicional de nossos ex-alunos e atualmente professores da região. Além disso, também destaca-se a temática em tela – química forense – que evidencia novas formas de se aprender/ensinar química como foco na contextualização”, aponta o docente.

Ao longo da semana, os participantes puderam aprender sobre a elucidação de crimes-perícia forense e sobre as boas práticas e segurança em laboratório. Além disso, tiveram contato com a parte experimental e os fundamentos da análise de resíduos de disparos de arma de fogo, identificação de impressões digitais e identificação de manchas de sangue.

Mais informações sobre a Escola de Inverno podem ser obtidas pelo telefone (19) 3124-1561.

Texto: Jéssica Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes