Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Curso redes de computadores recebe conceito máximo do MEC

Curso redes de computadores recebe conceito máximo do MEC

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 23/04/2014 11h15, última modificação 26/04/2016 15h51

O curso de graduação tecnológica em redes de computadores da Unimep recebeu conceito 5 - em uma escala de 1 a 5 - pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação, após visita in loco da comissão para a avaliação da graduação. O resultado do relatório foi divulgado pelo Inep no último dia 16.

Composta por dois avaliadores, a comissão atribuiu o conceito máximo após análise detalhada e atribuição de notas individuais para três dimensões do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. De acordo com o coordenador da graduação, o professor Samuel Henrique Bucke Brito, dentre os elementos que foram melhores avaliados esteve o projeto político pedagógico de curso, sobretudo pelo fato de incluir as mais prestigiadas certificações internacionais da área de tecnologia da informação na matriz curricular do curso, tais como IPv6, Cisco, Microsoft e Linux.

“Além disso, houve destaque às parcerias acadêmicas que o curso possui com empresas como Cisco, Microsoft e IBM. A qualificação do corpo docente e a infraestrutura de laboratórios também foram mencionadas no relatório dos avaliadores, com destaque ao laboratório de arquiteturas de redes (LAR),  que é específico para práticas correlatas às diversas tecnologias de redes de computadores”, afirma Brito.

DIFERENCIAIS

Dentre os diferenciais da graduação tecnológica em redes de computadores da Unimep está o fato de ser o único curso de graduação do país credenciado com a chancela IPv6 Forum Certified Course, determinado pela IPv6 Forum. Com essa certificação, os cursos de graduação e de pós-graduação em redes de computadores da universidade contam com conteúdos relacionados ao protocolo em sua grade acadêmica.

Além disso,  Brito, foi em 2011 o primeiro engenheiro de redes certificado pelo fórum com o título IPv6 Fórum Certified Network Engineer, e em 2013, tornou-se o primeiro instrutor de IPv6 a receber a chancela \"IPv6 Fórum Certified Trainer\". Até o momento, ele é o único no Brasil com esse título.

EVENTO

No último dia 17, o NIC.br disponibilizou a gravação do evento Fórum Brasileiro de Implementadores de IPv6, que reuniu profissionais, empresas, provedores de acesso e conteúdo, fabricantes de equipamentos, academia e governo, para discutir a implantação do IPv6 no Brasil. Brito foi um dos palestrantes e participantes do painel Universidades e Redes Acadêmicas. O vídeo já está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=ghPdE4NktV4 e a palestra de Brito tem início a partir do minuto 41.

Texto:
Angela Rodrigues