Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cursos da Unimep são bem avaliados pelo MEC

Cursos da Unimep são bem avaliados pelo MEC

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 16/12/2013 12h21, última modificação 26/04/2016 15h50

Os cursos de química licenciatura e ciência da computação da Unimep receberam o conceito 4 (de uma escala que vai de 1 a 5), de duas comissões de avaliadores do MEC/Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, após visita à universidade para a renovação de reconhecimento das graduações. Composta por dois avaliadores cada, as comissões atribuíram o conceito 4 aos dois cursos, após análise detalhada das condições da instituição referentes a aspectos como infraestrutura, corpo docente e projeto pedagógico. As visitas ocorreram dos dias 27 a 30 de novembro, para a avaliação do curso de ciência da computação, enquanto de 1º a 4 de dezembro, foram analisadas as condições relacionadas ao curso de química licenciatura.

CPC

Também no último dia 6, foram divulgados pelo Inep os dados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC) das instituições de educação superior referentes ao ano de 2012. No ranking do CPC, três cursos da Unimep também foram classificados com o conceito 4 (também de uma escala que vai de 1 a 5): jornalismo, ciências econômicas e psicologia. Já outros cursos receberam o conceito 3, também considerado satisfatório. São eles: marketing, gestão de recursos humanos, administração, publicidade e propaganda, ciências contábeis e direito.

O CPC avalia o rendimento dos estudantes, a infraestrutura, a organização didático-pedagógica e o corpo docente da instituição. Neste ranking, o desempenho dos alunos representa 55% do total, a infraestrutura, 15% e o corpo docente, 30%. No quesito docentes, a quantidade de mestres pesa 15%; a dedicação integral, 7,5% e o número de doutores, também 7,5%.

No total, foram avaliados 8.184 cursos de 1.762 instituições brasileiras nas áreas de ciências sociais aplicadas e ciências humanas, além dos eixos tecnológicos de gestão e negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design.

Já o IGC atribuído à Unimep foi o conceito 3, também considerado satisfatório. O cálculo inclui a média ponderada dos conceitos preliminares de curso no triênio de referência (2010 a 2012) e também os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Matheus Calligaris e Fábio Mendes