Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cursos de graduação da Unimep conquistam 29 estrelas no Guia da Faculdade 2022

Cursos de graduação da Unimep conquistam 29 estrelas no Guia da Faculdade 2022

por Angela Rodrigues publicado 01/06/2022 05h00, última modificação 14/07/2023 15h53

Oito cursos de graduação da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) conquistaram 29 estrelas no Guia da Faculdade 2022, pesquisa elaborada pelo jornal O Estado de S. Paulo em parceria com a startup Quero Educação.

Na Unimep, 5 cursos foram avaliados com o conceito 4 estrelas (que corresponde à classificação muito bom) e 3 cursos com o conceito 3 estrelas (que corresponde à classificação bom).

CURSOS ESTRELADOS - Conquistaram 4 estrelas os cursos de Administração; Educação Física; Fisioterapia; Nutrição e Psicologia, todos oferecidos na unidade Taquaral, em Piracicaba.

Já avaliados com 3 estrelas estão os cursos de Direito, oferecidos nos campi Lins e Taquaral, e o curso de Odontologia, em Lins.

O curso de medicina veterinária da Unimep também participou da avaliação, mas não recebeu nota por não ter turma de alunos formados, uma das exigências da análise (leia abaixo). A graduação Medicina Veterinária passou a ser oferecida na universidade em 2019 e tem duração de cinco anos.

RECONHECIMENTO - Para a professora Marlene Aparecida Moreno, diretora de Graduação e de Pós-Graduação e Pesquisa da Unimep, essa conquista reconhece que a universidade tem se projetado em várias áreas, com seus cursos estrelados pelo Guia do Estudante e Guia da Faculdade, e muito bem avaliados pelo MEC (Ministério da Educação).

“Dentre os principais diferenciais que proporcionam esses resultados à Unimep estão a sua infraestrutura de excelência, corpo docente altamente qualificado (sendo a maioria composta por doutores), e a ampla inserção na comunidade por meio de seus projetos. A estrutura curricular possibilita a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, com forte interação entre o ensino e a prática. A Unimep possui também salas de aula com multimídia e internet, Auditórios, laboratórios, teatros e TV universitária, dentre outros. As disciplinas dinâmicas são constantemente atualizadas com as tendências do mercado. Na graduação, há aulas práticas com professores qualificados e, além de toda essa estrutura de graduação, a Unimep possui ainda 4 Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu compostos por professores pesquisadores com amplas parcerias nacionais e internacionais, possibilitando ao aluno da graduação grandes oportunidades. A Universidade também possui um Programa Institucional de Iniciação Científica, o qual conta com bolsas do CNPq para que os discentes da graduação possam participar de projetos de pesquisa e publicações em revistas cientificas de alto impacto. Esses projetos de pesquisa permitem a aquisição de novos conhecimentos, que são revertidos para a graduação. Além isso, temos também os chamados serviços agregados, que se tornam grande diferencial para as conquistas da Unimep. Esses serviços agregados cumprem uma função muito importante, que é a de prestar serviços para a população e promover o aprendizado dos alunos ao mesmo tempo. Por meio deles, o aluno tem a chance de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, e dessa forma, os estudantes conseguem experimentar a prática profissional antes mesmo de concluir a sua formação”, afirma Marlene.

Essas atividades e atendimentos ao público ocorrem na Clínica de Fisioterapia, na Clínica de Veterinária, no Centro de Estudos Aplicados em Psicologia, no Escritório Experimental de Direito, no Nutricentro, dentre outros espaços.

ENTENDA A PESQUISA –
Participam da pesquisa Guia da Faculdade todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação, dentre universidade, centros universitários, faculdades e institutos convidados. Nesse ano, 1.325 instituições de todo o país foram avaliadas.

No Guia da Faculdade, são avaliados cursos nas modalidades presencial e na modalidade a distância. Para ser analisada, a graduação precisa ter ao menos uma turma de alunos formados.

Ao participar, o coordenador de cada curso avaliado apresenta, por meio do preenchimento de questionário, informações sobre 3 aspectos das graduações: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura.

Após, entram em cena os avaliadores da pesquisa: coordenadores e docentes do ensino superior cadastrados para atuarem como avaliadores do Guia, de forma voluntária (sem remuneração). Nesse ano, foram mais de 10 mil docentes cadastrados.

Cada curso é avaliado por 6 docentes, que atribuem notas de 1 a 5 para os aspectos mencionados acima. Ao final do processo, os cursos recebem avaliações conforme os conceitos 5 estrelas (excelente), 4 estrelas (muito bom); 3 estrelas (bom), não estrelados e sem nota.

O Guia da Faculdade foi criado em 2018, a partir de parceria entre o jornal O Estado de S. Paulo e a startup da área educação Quero Educação.

Para ter acesso aos resultados e à pesquisa completa do Guia da Faculdade 2022, acesse: https://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade-2022/

Texto: Angela Rodrigues / Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: acervo Unimep