Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cursos e atividades de orientação nutricional são destaques

Cursos e atividades de orientação nutricional são destaques

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 20/10/2014 13h41, última modificação 26/04/2016 15h51
Comer rápido, permanecer muito tempo sem se alimentar, priorizar alimentos de fast-food ou junk-food e seguir dietas da moda sem o acompanhamento de um profissional de nutrição estão dentre os maus hábitos alimentares mais cometidos pelas pessoas em geral. As informações são de Adriane Foganholo (foto ao lado), nutricionista do Nutricentro, e Iza Hoff, docente do curso de nutrição da Unimep.

“É preciso conscientização. A gente pode comer o que quiser, mas é preciso pôr na balança o que importa. Desde que se consuma alimentos saudáveis também é possível abrir espaço para consumir alimentos que nos dão prazer, sem exageros”, afirma Adriane Foganholo.

Para esclarecer, orientar e promover mudanças nos hábitos alimentares das comunidades interna e externa da Unimep, várias são as iniciativas promovidas pelo Nutricentro e curso de nutrição da universidade. Uma delas é a formação de um grupo de educação alimentar e nutricional voltado aos funcionários dos quatro campi da instituição.

Por meio de cinco encontros a serem promovidos em novembro e dezembro, os colaboradores poderão avaliar o estado nutricional e receber informações sobre temas como lanches saudáveis, dietas da moda, o que comer em festas, dentre outros pontos.

OUTRAS AÇÕES

Além do grupo de educação alimentar, outras iniciativas são desenvolvidas pelos setores. Desde o último dia 14, os lojistas das praças de alimentação e fornecedores de alimentos dos campi Centro, Taquaral e Santa Bárbara d´Oeste irão participar de um treinamento piloto sobre boas práticas de fabricação e manuseio de alimentos.

A iniciativa é resultado de um projeto de conclusão de curso das alunas do 8º semestre de nutrição: Rafaela Neves e Tatiane Gimenez, responsáveis por ministrar o treinamento, com a supervisão da coordenadora da graduação, Rita de Cássia Furlan Pecorari. A atividade ocorre nos meses de outubro e novembro e conta com o apoio do Depto. de Administração dos campi. Também ao longo de outubro e novembro, o Nutricentro oferece o curso de Cuidadores de Idosos, com a capacitação de 20 pessoas para atendimentos a idosos acamados ou não, que vivem em abrigos ou com as famílias.

Além disso, nos últimos dias 1 e 2, a coordenação e os alunos da graduação promoveram o 3º Fórum de Nutrição com o objetivo de aproximar os alunos de temas das áreas de alimentos e nutrição, assim como oportunizar o contato com profissionais nutricionistas atuantes na área, por meio da pesquisa ou atuação profissional em centros de referência.

Texto:
Angela Rodrigues