Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cursos gratuitos oferecidos no campus Taquaral ensinam fotografia e audiovisual na prática

por Angela Rodrigues publicado 19/11/2019 03h00, última modificação 28/11/2019 17h10

Interessados em aprender sobre fotografia digital e analógica, e produção audiovisual podem participar de minicursos gratuitos oferecidos no Laboratório de Comunicação da Unimep (LabCom) nos meses de novembro a dezembro. Para participar, é necessário realizar inscrição pelo link www.unimep.br/minicursos.

Por meio da iniciativa, os participantes também poderão conhecer a estrutura dos estúdios de rádio, televisão e fotografia existentes na Unimep, espaços onde serão realizadas as atividades. Os minicursos oferecem atividades práticas com equipamento fotográfico na universidade.

As oficinas são realizadas em conjunto com a Diretoria de Extensão e Cultura da universidade. Saiba mais sobre as atividades:

Minicurso Conhecendo a Fotografia: do Básico à Edição - O minicurso é ministrado sempre às terças-feiras, pelo técnico de fotografia do LabCom, Edson Rossini (imagem à esquerda), nos dias 19 e 26 de novembro, e nos dias 3 e 10 de dezembro. As atividades ocorrem no LabCom, das 13h30 às 17h30. no laboratório químico de fotografia e de informática da Unimep.

Ao longo do minicurso, serão abordados: princípios da fotografia analógica; manuseio de equipamentos de fotografia analógica e digital; prática de fotografia; princípios de revelação de filme e papel e edição de imagem digital. “É ótima oportunidade para quem gosta do assunto ou tem interesse em conhecer mais sobre a fotografia; saber como nossos pais e avós usavam a fotografia nos tempos do negativo e as dificuldades de acesso ao sistema analógico. E, por que não, se aprofundar num produto que se renova dia após dia, se moldando aos padrões culturais e à tecnologia humana?”, aponta Edson.

Minicurso “Conceitos Básicos de Produção Audiovisual” – ministrada pelo coordenador do LabCom, Rober Caprecci, a capacitação ocorre das 13h30 às 17h30 nos dias 18, 19, 26 e 27 de novembro, e nos dias 3, 4, 10 e 11 de dezembro no LabCom. Serão abordados: história do cinema; planos de enquadramento, ângulos e movimentos de câmera, prática de iluminação; dinâmica de roteiro e operacionalidade de equipamentos audiovisuais.

“A sociedade contemporânea está conectada e a todo momento as informações chegam através de textos, fotografias e imagens sequenciais. Por isso, o audiovisual está presente no cotidiano. Ler, entender e produzir imagens e narrativas são diferenciais para o indivíduo. O mercado está aberto a esses jovens!”, afirma Rober, que se graduou em rádio, TV e internet pela Unimep, em 2009.

Texto: Daniela Borges
Edição de texto: Angela Rodrigues