Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Curta-metragem produzido por alunos de cinema e audiovisual participa do festival online Mostra [em]curtas 2021

por Angela Rodrigues publicado 19/05/2021 05h00, última modificação 09/10/2021 00h47

O curta-metragem Litígio, produzido pelos estudantes do curso de cinema e audiovisual da Unimep: Amanda Girotto, Lucas Settin, Isabela Taffuri, Arthur Magalhães, Stela Goetze,Vinicius Pichinelli e Natalia Bispo, é um dos trabalhos participantes da edição 2021 do festival Mostra [em] curtas.

A mostra audiovisual on-line é composta por curtas-metragens que propõem reflexões e diálogos sobre temas diversos. A iniciativa faz parte de projeto de extensão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O projeto produzido pelos unimepianos concorre com outros 86 curtas-metragens, e está aberto para votação online. O trabalho vencedor será o que tiver o maior número de curtidas na mídia social YouTube. Os votos são computados pelo número de curtidas no link do curta acompanhado pelo site da Mostra.

O link para conferir o trabalho produzido pelos unimepianos e conceder o voto (clicando na opção “Gostei”) é: https://www.youtube.com/watch?v=88aoQfT11MQ&t=1031s.

A votação vai até dia 5 de agosto.

Até a data de hoje (dia 19.07), o curta-metragem “Litígio” já alcançou 4.092 visualizações e recebeu mais de 1.200 votos com a opção “Gostei”.

PARTICIPAÇÃO – É a primeira vez que os unimepianos participam desse evento. Uma das integrantes da equipe, a estudante Amanda Girotto, conta que a oportunidade de participar da Mostra ocorreu após as aulas de Produção Executiva de cinema e audiovisual, ministradas pela professora Cláudia do Canto.

“Começamos a entender mais sobre festivais e como eles funcionavam. Então, quando o curta ficou pronto começamos a pesquisar sobre festivais e mostras que estavam com inscrições abertas para curtas e que se encaixava com o produto que temos”, afirma a estudante.

Amanda conta que ao saber que o trabalho estava selecionado para o festival, os componentes da produtora sentiram um misto de emoções. “Ficamos muito contentes e sem palavras, foi um misto de sentimentos bons ao saber que nosso curta estava entre os selecionados da Mostra”, acrescenta.

APRENDIZADOS – A estudante conta que foram muitos os aprendizados ao longo da elaboração desse trabalho acadêmico. “Acho que tivemos todos os tipos de aprendizados nesse projeto, tanto individual, quanto como o grupo num todo. Foi um curta muito desafiador, primeiro por ser o nosso primeiro curta e trabalho desse tamanho. Litígio tem roteiro muito denso, então tivemos que trabalhar muito em cima dele. Também por ser gravado em outra cidade tínhamos que estar todos em sintonia, pois não teríamos como voltar para regravar cenas se tivesse dado errado”, detalha a universitária.

SINOPSE – O curta-metragem Litígio foi produzido pelos estudantes componentes da produtora Salgema, e traz revelações sobre um drama familiar. “Após uma tragédia familiar, dois irmãos são convidados para um jantar junto com as esposas. Nesse jantar, os segredos de todos os convidados são revelados e eles precisam descobrir a qual cada um pertence, pois eles estão sendo chantageados”, conta Amanda Girotto, uma das universitárias autoras do trabalho.

Segundo Amanda, o audiovisual foi produzido ao longo de dois meses, gravado em três dias e editado e finalizado em um mês.

Os interessados em conferir o trabalho e também votarem no projeto desenvolvido pelos estudantes e que participa da Mostra [em]curtas, podem acessar o link:

Mais informações sobre a Mostra [em]curtas 2021 podem ser obtidas nesse site: https://sites.google.com/view/emcurtas/submiss%C3%B5es-aqui

Texto: Assesssoria de Comunicação Unimep
Fotos: banco de imagens Unplash - Foto de Sam McGhee