Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Da publicidade às telas: unimepiano atua na série 3% da Netflix

Da publicidade às telas: unimepiano atua na série 3% da Netflix

por Angela Rodrigues publicado 19/06/2019 05h00, última modificação 19/06/2019 16h30

Após assistir a segunda temporada da série 3%, da Netflix, o publicitário e ator, Fernando Rubro, 23 (nome artístico de Luis Fernando dos Santos), que é graduado em publicidade e propaganda pela Unimep, contou que amou a produção. Uma semana depois, foi surpreendido com a oportunidade de atuar na próxima temporada da série brasileira.

Fernando se formou em publicidade e propaganda pela Unimep em 2016 e já participou de diversas peças teatrais e musicais, como a Paixão de Cristo de Piracicaba (2013 a 2018) e o espetáculo “Os que têm hora marcada”, em que usou referências da série 3% por se tratar de uma distopia. Essa é a primeira vez em que atua em uma produção audiovisual.

Rubro participou da série Ouro da Casa, que destaca a trajetória de ex-alunos, e em entrevista especial conta sobre o fato de ingressar na produção da Netflix, as contribuições da Unimep para a sua trajetória e outros projetos. Acompanhe:

Acontece Unimep - Por que escolheu cursar publicidade e propaganda na Unimep?
Fernando Rubro – Eu escolhi publicidade e propaganda, pois se trata de um curso vasto de possibilidades, e eu sempre quis isso, trabalhar com possibilidades. O curso não está distante da minha profissão de ator, as áreas se conversam, e isso é muito legal.

Acontece – Como foi sua entrada no universo da Netflix?
Rubro – Eu já tinha feito alguns testes para a entrada na série 3% e estava aguardando. Recebi a ligação para fazer os últimos dois testes, passaram dois dias e recebi a resposta de que tinha ganhado o personagem Xavier. Demorou para cair a ficha do que estava acontecendo e do quão grandiosa é a série na plataforma, inclusive fora do país.

Acontece – Como começou sua trajetória na atuação?
Rubro – Comecei no teatro aos 15 anos, na Cia. Ronaumrose (Ronaumrose Companhia Teatral) fazendo teatro escola, e, aos poucos fui conhecendo pessoas, fazendo workshops, cursos, peças, e fui passando por algumas companhias de teatro, como a Cochichonacoxia, da Unimep, e a Ceta (Companhia Estável de Teatro Amador de Piracicaba). Em 2017, me mudei para São Paulo para dar continuidade aos estudos e me profissionalizar. Ingressei na ELT (Escola Livre de Teatro de Santo André) e na escola de teatro musical 4ACT Performing Arts, onde estudo atualmente.

Acontece – Quais dicas daria para quem quer entrar no mercado da atuação?
Rubro – Primeiramente, ter amor ao que faz e entender que nada é fácil. Além de ser curioso, é preciso estudar, ler, conhecer pessoas e se profissionalizar. O artista hoje tem que ser plural, isso faz toda diferença no mercado e já nos coloca um passo à frente.

Acontece – Como o curso de publicidade e propaganda da Unimep colaborou para a sua trajetória profissional e pessoal?
Rubro – O curso me ajudou a ser uma pessoa criativa, antenada, curiosa e plural. Na arte de ser ator, por ser um profissional autônomo, você se torna seu próprio publicitário, você tem que vender seu peixe e se divulgar de alguma maneira; e o curso me ensinou a ser esperto e usar isso ao meu favor. Com certeza, a graduação na Unimep contribuiu para essa oportunidade na série, com o simples fato de que você se colocar em público para apresentar um trabalho ou representar uma marca, te coloca em outro estado, um estado de prontidão, essencial para a atuação e para a vida.

Acontece – O que você destaca da série 3%?
Rubro – O roteiro nos traz uma distopia que conversa muito com o que estamos vivendo atualmente, e os fãs brasileiros conseguem fazer esse paralelo e discutir sobre. Outro ponto é que temos uma protagonista negra e uma visibilidade maior de atores negros, eu acho que a série acertou muito nessa questão. A série também lança novos talentos e dá oportunidades para novos atores. É um grande incentivador para que nós atores continuemos estudando, buscando sempre mais, pois as oportunidades vêm.

Para conferir o trailer da 3ª temporada da série 3%, clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=DGjIi9uPFa8&t=20s

Entrevista e texto:
Daniela Borges