Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dano muscular é tema de artigo publicado em jornal norte-americano

Dano muscular é tema de artigo publicado em jornal norte-americano

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 20/10/2014 14h28, última modificação 26/04/2016 15h51
Adilson José Meneghel, que concluiu o mestrado em educação física pela Unimep, acaba de ter o artigo de sua autoria: Dano Muscular de Homens Treinados em Força Após Duas Sessões de Exercício Excêntrico no Supino Horizontal publicado na edição de outubro do Journal Strength and Conditioning Research – JSCR. A publicação, que está disponível nos formatos virtual e impresso, é uma das mais importantes revistas da área de educação física, conforme conta Meneghel.

Resultado da dissertação de mestrado, o artigo foi orientado por Charles Ricardo Lopes, docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH). Também participam como co-autores: Rozangela Verlengia, docente do PPGCMH/Unimep; Alex Harley Crisp, ex-aluno do mestrado em educação física da Unimep; Marcelo Saldanha Aoki, da Universidade de São Paulo; Kazunori Nosaka, docente da Edith Cowan University, da Austrália; e Gustavo Ribeira da Mota, da Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM).

Meneghel conta que o artigo é resultado de dois anos de trabalho em um projeto com exercício excêntrico, que envolveu a publicação de três artigos científicos orientados e coordenados pelos professores Charles Ricardo Lopes e Rozangela.

“Entre as respostas, observa-se diminuição do desempenho físico e dor muscular de início tardio dentre outras. No entanto, a magnitude do dano muscular é atenuada nas sessões de exercício subsequentes, resposta conhecida na literatura como efeito protetor. Por outro lado, estudos prévios mostravam que indivíduos treinados não apresentavam o efeito protetor do exercício, devido ao fato de já serem habituados e bem adaptados com a prática do exercício, sempre apresentando baixa magnitude de dano muscular”, conta ele.

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: banco de imagens