Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Debate entre participantes de mesa redonda sobre boas práticas de extensão abre Programa Atualizo 3.0

Debate entre participantes de mesa redonda sobre boas práticas de extensão abre Programa Atualizo 3.0

por Isadora Caccia publicado 07/02/2023 18h42, última modificação 07/02/2023 18h42
Roda de conversa aconteceu 06.02

Com o tema "Boas Práticas da Extensão Curricularizada", o Programa Atualizo 3.0 do primeiro semestre de 2023 abriu com uma roda de conversa e reuniu 80 pessoas on-line. O bate-papo foi direcionado pelos instrutores e palestrantes Josué Adam Lazier Docente (Umesp), Jefferson de Andrade Garcia (Granbery), Miguel Medeiros Montaña (IPA), além de Adriana Azevedo e Edgar Timm José Aparecido de Oliveira.

Eles falaram sobre as boas práticas da extensão no âmbito da curricularização e extensionalização das instituições metodistas de ensino superior. O diálogo foi baseado nas experiências de alunos e professores. A programação iniciou com algumas palavras da pastora Ângela Ribeiro, que ressaltou a importância do aprendizado mútuo. "Eu tenho certeza que será uma noite de muita instrução entre os presentes", declarou.

A primeira convidada a falar sobre a experiência de extensão foi a docente e coordenadora de cursos tecnólogos, Valéria Calipo. Ela apresentou alguns cases dos projetos desenvolvidos pelos estudantes. "Eu tive a oportunidade de trabalhar com os alunos do segundo e do terceiro período, o que acarretou em uma sequência nos trabalhos. Algumas propostas tinham semelhanças e os alunos uniram forças. No Open Week eles têm a oportunidade de mostrar tudo o que desenvolveram: tanto para a comunidade interna, como externa", disse Valéria. (Saiba mais sobre os projetos desenvolvidos no último semestre). 

Na sequência houve os depoimentos dos alunos da Faculdade Metodista Granbery, Jefferson Garcia e Luana Barros. "Nós trabalhamos com o ODS 4 e o ODS 10. O nosso projeto chama-se 'Em busca do Futuro' e tem como foco uma escola pública de Juiz de Fora. Nós fizemos uma roda de conversa com os alunos, entendemos as necessidades escolares que a escola não consegue abranger e tentamos entender a visão de futuro dos estudantes. Nós organizamos palestras, arrumamos parceiros e conseguimos parcerias com empresas", falou o extensionista. 

Representando a comunidade externa, o professor Miguel Medeiros Montaña (ex-dirigente do IPA ) falou sobre a sua visão dos projetos desenvolvidos. "Eu sempre fui um adepto da extensão. Uma oportunidade de levar o que aprendemos na universidade para fora da academia. O aprendizado é mútuo", declarou.

Docente da Universidade Metodista de São Paulo, Luciane Duarte da Silva também participou da mesa redonda e falou um pouco sobre a extensão sob o viés da educação a distância. "No EAD não é diferente, nós recebemos um feedback muito positivo. Eu falo para eles que, por mais que estejamos no EAD, não quer dizer que não conseguimos fazer extensão. Pelo contrário", explicou a educadora.

A Coordenadora Nacional da Educação Metodista. Adriana Barroso de Azevedo, palestrou como representante do grupo gestor. "A nossa maior função hoje é ajudar a resolver os problemas; e não criar outros. Desde quando nós começamos a pensar na extensão como um fio condutor da identidade metodista, nós encontramos no meio do caminho bons parceiros. Nós tivemos a felicidade de termos entre nós pessoas capacitadas e aptas a colaborar", ressaltou Adriana.

Após as falas dos convidados, a roda de conversa continuou entre os docentes, alunos e gestores. Eles retomaram o debate e discutiram os exemplos abordados durante a transmissão. "Nós não acreditamos que esse seja um modelo para curricularizar a extensão, mas cremos que é um exemplo que pode inspirar outras instituições a criar os seus próprios modelos", concluiu o professor Edgar Zanini Timm.

registrado em: