Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Debate sobre cultura e formação política abre 12ª Mostra Acadêmica

Debate sobre cultura e formação política abre 12ª Mostra Acadêmica

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 31/10/2014 09h29, última modificação 26/04/2016 15h51

Com um debate sobre o papel da universidade na cultura e formação política, a Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep abre na próxima terça-feira, 4, a 12ª edição do seu mais importante evento científico anual, a Mostra Acadêmica. Com atividades promovidas nos quatro campi, mais de 900 trabalhos acadêmicos, científicos, culturais e de extensão desenvolvidos por alunos e docentes de graduação e pós-graduação serão compartilhados com a comunidade interna e externa. A Mostra ocorre até o dia 6 e tem entrada gratuita. Os eventos são abertos a todos os interessados da comunidade interna e externa.

A abertura oficial ocorre no dia 4, às 19h30, no Teatro Unimep. Nesta data, será realizada a palestra Cultura e Formação Política: O Papel da Universidade, ministrada pelos docentes Ely Eser Barreto Cesar (foto ao lado), doutor em teologia pela Emory University, dos EUA, e que atuou como vice-reitor acadêmico da Unimep nos anos de 1991 a 2002, e Bruno Pucci, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimep. A mediação será feita pela profª Claudia da Silva Santana, diretora da Faculdade de Ciências Humanas da universidade. “A palestra tem o papel de chamar a atenção e gerar um debate amplo sobre os temas, em que todos possam se manifestar e criar a cultura de se pensar e discutir que papel nós temos neste processo. Esse é o objetivo: despertar e reanimar esse processo”, afirma a profª Rosana Macher Teodori, coordenadora de pesquisa e pós-graduação da instituição e presidente do GT organizador da Mostra.

Os eventos oficiais que compõem a Mostra Acadêmica são o 22º Congresso de Iniciação Científica, o 16º Seminário de Extensão, o 12º Simpósio de Ensino de Graduação, o 12º Congresso de Pós-Graduação, o 12º Congresso de Pesquisa e o 1º Congresso de Iniciação Científica Júnior, inédito na Mostra e que promoverá a apresentação dos resultados dos trabalhos dos alunos de iniciação científica no ensino médio. A programação completa está disponível para consulta no: www.unimep.br/mostraacademica

Confira outras atividades que também são destaque na 12ª Mostra Acadêmica:

Dia das Nações

Organizado pela Faculdade de Gestão e Negócios com alunos e docentes dos cursos de negócios internacionais, relações internacionais, comércio exterior, com a participação também de estudantes de ciências contábeis, logística e recursos humanos, o Dia das Nações traz à comunidade informações sobre vários países a partir de conteúdos desenvolvidos em sala de aula. As nações definidas para esta edição do evento são Alemanha, Cingapura, Grécia, Havaí, Jamaica, Japão, Brasil, Itália, Estados Unidos e Irlanda. Os alunos ligados à atividade também elaboram artigos científicos para a Mostra Acadêmica 2015. O evento ocorre no dia 6 de novembro, das 9h30 às 11h30 e das 19h30 e das 22h. A entrada é gratuita.

4ª Semana Tecnológica da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo (Feau)

Com o tema Integração Multidisciplinar e Soluções Tecnológicas, a iniciativa é um evento de intercâmbio e expansão de conhecimento técnico e científico, que abrange várias áreas do conhecimento tecnológico e envolve todas as graduações da Feau. Dos dias 3 a 8 de novembro, os universitários poderão participar de minicursos, visitas técnicas a empresas da região e palestras sobre vários temas distintos. A semana tecnológica conta com o apoio de indústrias e empresas da região, de associações de profissionais e dos órgãos de classe. A programação completa, bem como informações e inscrições, estão disponíveis no http://www.unimep.br/semanafeau/

Ações da Central de Estágios e Assessoria para Assuntos Internacionais

Duas palestras promovidas pela Central de Estágios poderão ser acompanhadas pelos alunos e comunidade externa ao longo da Mostra, além de uma ação de cadastramento de currículos de universitários. Confira: nos dias 5 e 6, ocorre a ação de cadastramento de estudantes, que oferece oportunidades de estágio e intercâmbio para os alunos interessados. A ação conta com a parceria da Assessoria para Assuntos Internacionais. As empresas participantes da iniciativa são CIEE Estagiários e Aprendizes, Global, Cultural Care AU Pair, Futurha, Experimento Intercâmbio Cultural e Brmalls. O cadastramento será em frente à cantina Pão de Queijo, do campus Taquaral da Unimep.

Também no dia 5, às 19h30, será promovida a palestra Dá para se Feliz no E-Commerce, ministrada por Patrick Dommarco, sócio-proprietário da Poptem, enquanto no dia 6, às 19h30, os interessados podem acompanhar a palestra Mercado do Shopping Center, apresentada por Vicente Avellar, diretor regional da Brmalls. As duas palestras serão no auditório do bloco 7 do campus Taquaral, com entrada gratuita.

12º Unicult – 10º Concurso de Contos e Crônicas

Possibilitar aos estudantes, professores e funcionários da Unimep, além de pessoas da comunidade externa, a oportunidade de desenvolver um exercício literário dentro da modalidade conto e crônica foi o objetivo do 10º Concurso de Contos e Crônicas, um dos destaques da Mostra. Com a participação de 317 inscritos, o evento revelará os vencedores e entregará a premiação durante a cerimônia de encerramento. “Espera-se que esta iniciativa sirva como um estímulo aos que gostam de escrever, revelando assim novos talentos”, pontua Joceli Lazier, coordenadora do Núcleo Universitário de Cultura (NUC), setor responsável pelo concurso.

A programação completa da Mostra Acadêmica pode ser consultada no http://www.unimep.br/mostraacademica

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: Fábio Mendes