Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Delegado mestre em Direito Penal conversa com comunidade escolar e acadêmica sobre violência na Educação

por Isadora Caccia publicado 11/04/2023 16h56, última modificação 11/04/2023 16h57

Fernando Shimidt de Paula é delegado de polícia em São Paulo e doutorando em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo. Na noite de 10 de abril, ele falou aos colaboradores da Educação Metodista em palestra com o tema "Reflexões sobre escola e violência". O encontro on-line teve a participação de cerca de 100 pontos de transmissão. A palestra teve a mediação da assessora pedagógica da Educação Básica, Vanessa Tomazzi.

"A escola é um instrumento da Educação e, por meio dela, a aprendizagem acontece. É o conhecimento sendo levado adiante. O acesso às instituições de ensino pode ser equiparado às necessidades básicas dos indivíduos. Entretanto, o colégio precisa se abrir à comunidade e por ela ser abraçado. As escolas estão em todos os lugares: do bairro nobre à periferia", declarou o palestrante.

O convidado apresentou conceitos de Direito Penal, deu dicas e reiterou a importância de não subestimar as informações que aparecem. Até mesmo as que surgem em grupos e redes sociais nas quais as crianças e adolescentes estão. "Precisamos falar sobre segurança, reforçar a função da escola na sociedade e torná-la um porto seguro e um lugar de debate. A ideia central de hoje é reforçar a prevenção e o acolhimento. Estamos feridos pelos últimos acontecimentos, portanto devemos debater e agir preventivamente", disse prof. Fernando.

Ao final da palestra, o docente do curso de Direito da Metodista respondeu às perguntas dos participantes. Adriana Barroso de Azevedo, coordenadora nacional da Educação Metodista, reiterou a importância do tema para a comunidade escolar e acadêmica. Ela também lembrou dos professores envolvidos nos últimos casos de violência e fez questionamentos de como a Educação Metodista deve agir diante dessa realidade.

"Educação é mais do que um direito. Educação é responsabilidade de todos para um futuro melhor", concluiu o convidado.

registrado em: ,