Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Desenvolvimento de Produtos Inteligentes é tema do 23º Seminário Internacional de Alta Tecnologia: inscrições estão abertas

Desenvolvimento de Produtos Inteligentes é tema do 23º Seminário Internacional de Alta Tecnologia: inscrições estão abertas

por Angela Rodrigues publicado 20/09/2018 05h00, última modificação 20/09/2018 17h56

Desenvolvimento de Produtos Inteligentes: Desafios e Novos Requisitos é o tema do 23ª Seminário Internacional de Alta Tecnologia, que ocorre no próximo dia 4 de outubro, no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central de Piracicaba. Reconhecido no país e no exterior por expor tecnologias e processos de produção inovadores, o Seminário Internacional de Alta Tecnologia é promovido pela equipe do Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM) da Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep.

Ao longo do evento, que ocorre das 8h às 18h, pesquisadores, profissionais das comunidades industrial e acadêmica brasileiras, bem como estudantes e demais interessados, poderão acompanhar distintas palestras técnicas ministradas por profissionais e docentes nacionais e internacionais.

INSCRIÇÃO – Os interessados já podem se inscrever diretamente pelo portal http://scpm.eng.br/ No local, é possível consultar os valores de inscrições e a programação.

PROGRAMAÇÃO – Dentre os temas das palestras do 23º Seminário Internacional de Alta Tecnologia estão: Produtos Inteligentes na Indústria 4.0; Desenvolvimento de Componentes Sensorizados; Digitalização do Ciclo de Desenvolvimento do Produto; Desenvolvimento de Produto para Manufatura Aditiva; Sistema Produto-Serviço e Mobilidade como Serviço.

Segundo destaca o professor Klaus Schützer, coordenador do Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM) e presidente do comitê organizador do evento, é globalmente reconhecido que investir nos conceitos e tecnologias que compõem a 4ª Revolução Industrial é um caminho para se obter ganhos de competitividade. Segundo ele, os desafios são enormes, principalmente por não haver fórmulas prontas e específicas. O conceito 4ª Revolução Industrial surgiu na Alemanha, por meio do programa “Industrie 4.0” que busca a integração entre o mundo físico e o cibernético, a partir da internet.

“Dentre os estudos atuais é evidente que projetos dos produtos concebidos sem considerar estas tecnologias, são os maiores limitadores. Produtos inteligentes, eficientes e inovadores agora necessitam ser planejados e desenvolvidos com “inteligência” para que sejam melhor aceitos no mercado pelos consumidores envolvendo, por exemplo, temas como a sustentabilidade. Neste cenário, a integração entre desenvolvimento do produto, a partir de sua concepção, com a engenharia do processo, utilizando os conceitos da Indústria 4.0, pode alavancar ainda mais a competitividade dos produtos”, afirma o professor.

Nesse sentido, aponta Schützer, apresentar como as empresas estão se estruturando para implementar as tecnologias da Indústria 4.0 no desenvolvimento e características dos produtos, bem como preparar profissionais para essa nova era digital, estão dentre as principais propostas do Seminário.

O evento será apresentado nos idiomas inglês, alemão e português, com tradução simultânea. Os participantes receberão certificado de participação e os anais com os artigos apresentados, dentre outros materiais.

ANOTE – 23º Seminário Internacional de Alta Tecnologia. Dia 4 de outubro, das 8h às 18h, no Teatro Erotides de Campos (localizado à Av. Maurice Allain, 454, no Parque do Engenho Central, em Piracicaba). Outras informações sobre as inscrições ou a programação do evento podem ser obtidas no portal: http://scpm.eng.br/, pelo fone: (19) 3124-1792 ou e-mail: scpm@scpm.eng.br

 

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: banco de imagens
Última atualização: 10/09/2018