Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Desfibrilador auxilia o trabalho médico nos campi

Desfibrilador auxilia o trabalho médico nos campi

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 31/01/2013 14h15, última modificação 26/04/2016 15h49
Os quatro campi da Unimep contam atualmente com o desfibrilador externo automático (DEA), equipamento utilizado em paradas cardiorrespiratórias, com o objetivo de restabelecer os batimentos cardíaco. Devido ao fluxo de pessoas que diariamente frequenta a instituição, dentre alunos, professores, funcionários e visitantes, os campi Centro, Lins e Santa Bárbara adquiriram o aparelho no final de setembro. O campus Taquaral já o utiliza há aproximadamente dois anos e meio.

Segundo a enfermeira do trabalho do Taquaral, Maria Raquel de Souza (foto), a compra dos equipamentos ocorreu como forma de prevenção. “O aparelho é importante, pois a sua assistência é rápida, eficiente e segura. Com bom conhecimento, o atendimento é realizado com sucesso, ajudando também na diminuição de sequelas decorrentes, por exemplo, de uma parada cardiorrespiratória”, afirma Raquel.

Atendimento – Na hipótese de alguém sofrer uma parada cardíaca dentro da instituição, a enfermeira avisa que a primeira providência a ser tomada por quem estiver próximo é acionar o setor médico. Caso também haja no local alguém da área de enfermagem ou que possua conhecimentos de primeiros socorros, as manobras de ressuscitação cardiopulmonar podem ser iniciadas, até que a equipe médica com o desfibrilador chegue ao local.

Treinamento – Para utilizar o desfibrilador, aproximadamente 25 funcionários do setor médico, dos laboratórios da área da saúde, vigilantes, o responsável pelos cuidados com a piscina e os integrantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidente) do campus Taquaral participaram, em novembro, de um treinamento. O curso foi ministrado por Fabíola Machado, médica do trabalho da Unimep, que abordou as indicações do uso do aparelho e as manobras básicas de ressuscitação utilizando o DEA, e também por Arthur Santos, técnico da empresa Tamussino, que transmitiu informações técnicas para a utilização do equipamento.

Em Lins, o curso foi ministrado pelo aluno do curso de odontologia, Odair Giacomini, integrante da equipe do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. Participaram 17 pessoas entre funcionários, integrantes da Cipa, vigilantes e professores. Os campi Centro e Santa Bárbara não definiram a data para realização do curso.

ANOTE – Contatos dos setores médicos dos campi da Unimep: Taquaral – (19) 3124-1540; Centro – (19) 3124-1836; Santa Bárbara d´Oeste – (19) 3124-1760 e Lins (14) 3533-1836.

Texto: Elaine Pereira
Fotos: Fábio Mendes