Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos e docentes de nutrição participam de grupo de estudo e promovem encontros abertos à comunidade

por Angela Rodrigues publicado 01/05/2018 05h00, última modificação 17/05/2018 08h52

Desperdício de alimentos: questões socioambientais, econômicas e regulatórias é o tema do debate do próximo encontro de alunos e docentes do curso de nutrição da Unimep, participantes do grupo de estudo Segurança Alimentar e Nutricional. Desde março, eles se encontram quinzenalmente com docentes, convidados e participantes para compartilhar ideias e conhecimentos sobre temas distintos relacionados à sua área de atuação.

A atividade ocorre no dia 21 de maio. Os encontros são gratuitos, abertos a todos os interessados e ocorrem das 11h às 12h20, na sala 32 do bloco 3 do campus Taquaral.

Criado por alunos do Centro Acadêmico de Nutrição da Unimep em parceria com docentes da graduação, o grupo surgiu com o objetivo de debater temas sobre a segurança alimentar e nutricional. “Discutir a segurança alimentar e nutricional consiste assegurar a todos o conhecimento sobre o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis”, afirma o estudante Antônio Diego de Oliveira, aluno do curso de nutrição e vice-presidente do CA da graduação.

Além de compartilhar conhecimento, o estudante conta que a inciativa também tem a proposta de contribuir com ideias e temas para debates no Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Piracicaba.

DEBATES – Participam dos encontros aproximadamente 22 alunos do curso de nutrição, além de convidados e professores. Dentre elas, as docentes da graduação, a profª Muriel Siqueira, que  é uma das moderadoras, e Ana Paula Fioreti. Participa também como moderadora Natália Gebrim, mestranda no Programa de Ecologia Aplicada da USP/Esalq e vice-presidente e representante da sociedade civil no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) de Piracicaba.

A iniciativa conta com o apoio da coordenação da graduação por meio da coordenadora, profª Miriam Coelho, e de alunos do Centro Acadêmico de Nutrição, por meio da presidente, a esudante Denise Giacamo da Motta.

Oliveira conta que as moderadoras deixam com o grupo a definição dos temas dos debates. “Assim que o tema é definido, elas disponibilizam o texto guia para que possamos ler e discutir no próximo encontro”, afirma.

RESULTADOS – Para o universitário, dentre os resultados que a iniciativa estudo possibilita aos alunos são contribuição para as propostas de trabalhos de extensão universitária, proposta de parcerias de projetos com instituições distintas, sugestões a serem discutidas no Conselho Municipal e produção de material relevante para elaboração de trabalhos de conclusão de curso, publicação científica e local para visibilidade das ações de extensão.

“Participar de um grupo de estudo é de grande importância para visualização da aplicação prática dos conhecimentos teóricos. Além disso, o envolvimento neste tipo de atividade influência fortemente o futuro profissional dos alunos, seja para praticar a profissão escolhida com rigor científico, seja para se tornar pesquisador”, afirma o estudante.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: acervo pessoal Antônio Diego de Oliveira