Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dez anos de negócios internacionais tem programação especial

Dez anos de negócios internacionais tem programação especial

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 21/08/2009 13h58, última modificação 26/04/2016 15h45

Com uma série de eventos especiais, que integra minicursos, palestras, debates e uma semana de estudos, a Faculdade de Gestão e Negócios da Unimep celebra a primeira década da área negócios internacionais, criada em 1999. As atividades têm início em agosto e se estendem até novembro. São direcionadas a alunos, profissionais e comunidade em geral. As palestras e os debates da semana de estudos da Unimep são gratuitas enquanto os minicursos têm vagas limitadas e taxa de inscrição.

A abertura da programação será com a palestra A Autuação da Receita Federal do Brasil no Combate e Repressão aos Crimes do Comércio Exterior, a ser ministrada pelo auditor fiscal Benedito Pereira da Silva, às 19h30, no dia 24 de agosto, no Teatro Unimep. Além deste evento,  já está agendado o seminário O Papel da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex) e do Analista de Comércio Exterior, a ser ministrado por Paula Gomes, da Apex, no dia 16 de setembro, também às 19h30, no Teatro Unimep.

HISTÓRIA – O curso de negócios internacionais é uma graduação herdeira da antes administração com habilitação em gestão de negócios internacionais, criada 1999. De acordo com o coordenador do curso de negócios internacionais da Unimep, é uma área em extensa expansão, mesmo com a crise econômica.

Na Unimep o curso conta hoje com aproximadamente 500 alunos. “A globalização, que facilita o desenvolvimento de negócios entre países, é um processo sem volta”, afirma. Segundo ele, o processo incentivou a entrada de pequenas e médias empresas na área de importações e exportações, antes dominada apenas por grandes empresas.  “No Brasil atual, 60 mil empresas trabalham nessa área. No município, são mais de 100 as empresas exportadoras regulares”, cita o coordenador. Sobre o mercado de trabalho, ele aponta como três das principais áreas de atuação as de importações e exportações, câmbio e operações bancárias internacionais e logística do comércio exterior.

Legenda foto
: Prof. Cristiano Morini, coordenador do curso negócios internacionais