Dia da Família
Mateus 12,46-50
“Falava ainda Jesus ao povo, e eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe.
E alguém lhe disse: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar-te.
Porém ele respondeu ao que lhe trouxera o aviso: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?
E, estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos.
Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai Celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe.”
Chegamos no mês de maio, quando comemoramos o mês da família. Queremos ressaltar o amor, a amizade, os momentos de alegrias e de dificuldades, que quando estamos em família podemos superar, comemorar, partilhar, ensinar. Enfim, estar em família é um privilégio. Pois é a família o grande centro de apoio e segurança que toda pessoa pode contar.
Mas como todos sabemos, nem todas as pessoas têm a mesma oportunidade de desfrutar do lugar acolhedor da família. Alguns por algum tempo, outros nem isso. O fato, é que o ser humano não sobrevive ao nascer sem o braço acolhedor de alguém. Aquele que vai proteger, alimentar, cuidar das suas necessidades para sobrevivência.
Mas ao usar o texto acima, encontramos Jesus, justamente sendo confrontado com a realidade de sua própria família. E é muito curiosa a resposta de Jesus a uma pessoa, sobre sua família. Disse: Todo aquele que fizer a vontade de meu Pai Celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe. Uauuuu! Jesus em sua resposta, de um lado amplia de forma inesperada, o número dos componentes de sua família. Mas por outro lado, deixa um desafio também muito comprometedor. Todo aquele que fizer a vontade de meu pai, são minha família.
Com esta palavra, Jesus quebra os laços de consanguinidade que comumente serve de lastro para a concepção de família e coloca um outro fundamento, a vontade do Pai, de Deus. Deus é o grande Pai desta família, Jesus é o irmão mais velho, e todos os que fizerem a vontade do Pai, fazem parte da família. Creio que os desafios que a família do nosso século passa, se seguir os critérios de Jesus, desaparecerão. Eis o grande segredo para uma família feliz, fazer a vontade do Pai Celeste.
Viva o mês da família! Viva a família! Mas eu me refiro a família de Deus! Façamos a vontade do Pai Celeste meus irmãos e minhas irmãs. Somos todos uma grande família.
Pr. Hercules Araujo
Colégio Metodista Bertioga