Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dia Mundial do Meio Ambiente - O mundo e tudo o que nele há... Fonte de benção coletiva!

Dia Mundial do Meio Ambiente - O mundo e tudo o que nele há... Fonte de benção coletiva!

por Natalia Canteli publicado 05/06/2023 09h13, última modificação 05/06/2023 09h14

No princípio, criou Deus o céu e a terra e em Genesis 1 e 2 encontramos a beleza e a diversidade da criação entregues ao ser humano para dela desfrutar, mas também para gerar vida. Também a humanidade é evidenciada como coparticipante da natureza divina nos delegando o seu cuidado, ensinar o respeito a Deus, e a obra de arte que é a sua criação. Porém, ao afastar-se do Criador, a humanidade também se esquece da obra criada como uma fonte coletiva. A humanidade se move pelo egoísmo, pelo individualismo, e já não se sente responsável pela manutenção das belezas criadas.

Dia 5 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, dia de celebrar com Deus a vida na Terra, mas também lança sobre cada um de nós o desafio de um viver respeitando a natureza, utilizando de formas sustentáveis os rios, a água, a floresta, o solo, o ar, isto é evidenciar aquilo que é necessário para a vida do planeta.

O problema ambiental é consequência das nossas relações com os recursos da natureza a fim de satisfazer as necessidades egoisticamente humanas. Em muitos lugares a natureza está sendo destruída. É tempo de estar alerta para a preservação do que ainda resta do jardim do Criador, é tempo de nova ação fundamentada nos princípios e valores do Criador do mundo e de tudo o que nele há. Quem não cuida pode perder, assolar e destruir.

Como temos lidado com a falta de cuidado, com o gasto de água, com o fogo e a queimada? Como temos tratado a natureza? Quantos descartáveis plásticos ainda fazem parte da nossa vida? Isso te incomoda? Vivo a regra dos três "R" da Ecologia – reduzir, reutilizar e recriar, que inclui mudanças no comportamento para diminuir o impacto do lixo na natureza.

O quanto estou atento a reciclagem e a presença de agrotóxicos nos alimentos visando o imediatismo do lucro destruindo a vida? O quanto estamos vivendo o projeto de Deus? “E viu Deus que tudo quando havia feito era muito bom”.

Olhe para o mundo Criado com um olhar de cuidado, com um olhar de gratidão. O mundo e tudo o que nele há pertence a toda humanidade, o projeto de Deus inclui o “nós”. Existe uma responsabilidade no tempo que se chama hoje com relação ao cuidado com o meio ambiente mediante a realização de ações defensáveis e concretas. A restauração do meio ambiente, de forma responsável e sustentável, está relacionada com a restauração de uma aliança com Deus e seu relacionamento com o próximo. Portanto, quando cuidamos do mundo estamos cuidando de nós mesmos, isto é tudo o que foi criado por Deus.

Pastora Olivia Regina de Lima Neli
Instituto Americano de Lins

registrado em: ,