Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dia Nacional de Ação de Graças - Dia de Gratidão

Dia Nacional de Ação de Graças - Dia de Gratidão

por Roberta Parizotto publicado 24/11/2021 18h15, última modificação 24/11/2021 18h15

O Dia de Ação de Graças começou a ser celebrado no século 17 nos Estados Unidos (que na época era colônia da Inglaterra) por peregrinos ingleses que haviam escapado do país de origem por causa da perseguição religiosa. Nesta festa eram divididos alimentos assados e cozidos, feitos à base de milho colhido com ajuda dos índios. 

A data se tornou feriado no país em 1863 por decreto do então presidente Abraham Lincoln. No Brasil, o Dia Nacional de Ação de Graças foi instituído em 1949 pelo presidente Eurico Gaspar Dutra. 

Comemorado sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro (em 2021, dia 25 do mês), é um momento de refletirmos sobre a importância de agradecer a Deus por todos os Seus benefícios para conosco. 

O texto do Evangelho de Lucas 17:11-19 narra uma história de dez leprosos que saíram ao encontro de Jesus gritando “Jesus, Mestre, compadece-te de nós!” Jesus os orientou que se apresentassem ao Sacerdote, que era quem tinha autoridade de declarar a cura de alguém.  

No caminho, foram percebendo que estavam livres da enfermidade e um deles resolveu voltar para agradecer a Jesus pelo milagre recebido.  

Jesus faz então uma pergunta que deve ecoar nos ouvidos e corações de todos/as nós: “Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?” 

 O Dia Nacional de Ação de Graças é importante para nos lembrar da atitude de voltar para Deus, não agora para pedir, e sim para agradecer pelas bênçãos que recebemos todos os dias. 

 Esta data poderia também chamar de “O Dia de Gratidão”. Quantas vezes somos agraciados/as por Deus e não voltamos para agradecer, como fizeram aqueles nove ex-leprosos da narrativa? 

 Mas como fazer da nossa vida uma “ação de graças”?  

Ação lembra atitude, e a melhor maneira para demonstrar gratidão é com condutas que demonstrem de fato o quanto somos agradecidos/as ao Pai. Cremos que Ele não deseja apenas palavras de nossa parte, mas compromisso com os valores do Seu Reino na promoção da paz, solidariedade, justiça e amor. 

Sejam então nossas atitudes uma demonstração de gratidão a Deus pela vida e por tudo que Ele tem acrescentado para o nosso bem. 

Feliz Dia Nacional de Ação de Graças! 

Rev. João Marcos Garcia de Matos 

Pastoral Escolar e Universitária 

Instituto Metodista Granbery 

registrado em: