Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dicas e experiência de estágio são temas da 1ª obra lançada por unimepiano de engenharia mecânica

Dicas e experiência de estágio são temas da 1ª obra lançada por unimepiano de engenharia mecânica

por Angela Rodrigues publicado 20/08/2020 02h00, última modificação 20/08/2020 15h40


O engenheiro mecânica Alan Lopes de Mendonça (foto ao lado), graduado pela Unimep em 2019, lança nessa terça-feira, 18, a sua primeira publicação. Intitulado “Como ser o Melhor estagiário: Onde o vencedor é o que aprende mais”, o livro reúne a sua experiência em um grande processo seletivo, que reuniu mais de seis mil candidatos, e todos os aprendizados obtidos ao longo desse período.

Alan atuou como estagiário na Sociedade Alfa, nos anos de 2014 a 2016; e em seguida, ingressou na Bosch, no Brasil, entre 2016 a 2018 e na Bosch, na Alemanha, entre 2018 e 2019.

A experiência e o aprendizado desse período são temas abordados na obra.  “Com o livro, detalho e ensino o passo a passo de como conseguir um estágio no exterior, e  tudo o que eu fiz para ser um estagiário acima da média. Explico através de exemplos práticos e deixo sempre uma dica sobre o tema”, conta ele.

A obra, que é a primeira publicação de Alan Mendonça, nasceu da vontade do autor de ajudar outros estagiários e de compartilhar dicas valiosas para que também tenham um estágio bem sucedido.

“Eu sempre pesquisei por dicas sobre estágios, porém, nunca encontrei algo que realmente tivesse um grande impacto em minha vida, pois eu queria ler sobre alguém que já passou pela situação que eu estava passando na época, mas realmente não tinha nada. Então decidi fazer isso com o meu livro”, conta ele.

LANÇAMENTO – A obra será lançada nessa terça-feira, dia 18, que também é Dia do Estagiário.O evento poderá ser acompanhado por meio do perfil do engenheiro no Instagram, pelo perfil @Lan_Lps.  Por meio da rede social, Mendonça também responderá as perguntas do público.

Lançado no site da Amazon, o livro possui 53 páginas, e é direcionada a estudantes de todos os cursos, bem como demais interessados.

O link para os interessados em adquirir a obra é:
https://www.amazon.com.br/Como-ser-Melhor-estagi%C3%A1rio-vencedor-ebook/dp/B08FSQ2MNC/ref=mp_s_a_1_1?dchild=1&keywords=como+ser+o+melhor+estagiario&qid=1597638847&sr=8-1

O valor especial de lançamento é R$ 24,99.

Sobre a publicação e o lançamento, a equipe do Acontece Unimep conversou com o unimepiano. Confira os melhores trechos: 

Acontece – Qual é a sua principal lembrança e aprendizado como estagiário? 
Alan Mendonça – Quando eu estava estagiando na Alemanha, encontrei uma grande oportunidade de melhoria que iria melhorar várias linhas de produções no mundo. Lembro que o meu chefe pediu que eu apresentasse a ideia para o diretor. Então, eu desenvolvi uma apresentação muito criativa, a qual eu utilizei os pontos turísticos da cidade para descrever o problema e apresentar uma solução. O diretor ficou muito impressionado com a apresentação, e de imediato, liberou uma verba para que eu visitasse uma das fábricas na Romênia, e ainda, eu recebi da empresa uma bonificação financeira por ser um estagiário fora da curva.


Acontece Unimep – Como analisa a sua experiência como estagiário? 
Alan Mendonça – Simples, o estágio mudou o rumo da minha vida inteira,  E agora eu quero que mude a vida de muitas pessoas também.


Acontece Unimep – Quais são os elementos inéditos presentes em seu livro? 
Mendonça – Além de ter sido estagiário por cinco anos (quatro anos no Brasil e um na Alemanha), posso dizer que aproveitei cada segundo desse tempo. Eu sempre estava tentando de alguma forma aprender mais, e dessa forma, acabava sempre me destacando dentro da empresa. E é nisso que a obra se destaca. Quero que todos os estagiários também se destaquem e usem o período de estágio da melhor forma possível.


Acontece Unimep – Sobre o tema do livro, quais atitudes são essenciais para todos os estagiários em geral, independente da área de atuação? 
Mendonça – O estagiário tem que ter muita garra em todas as tarefas quais ele executa, ele precisa achar meios de aprender em todo momento e saber se vender bem, afinal as pessoas precisam ver o estagiário como um forte candidato a uma possível efetivação.


Acontece Unimep – Qual é a maior qualidade que um estagiário deve reunir?  
Mendonça – Não ter vergonha de perguntar. A pergunta é o melhor meio de aprender, mostrar interesse e fazer novas amizades. Essa é uma estratégia que eu sempre uso e tenho bons resultados. Trago esse ponto em detalhes no livro.


Acontece – Por outro lado, qual atitude um estagiário nunca deveria adotar? 
Mendonça – Tem que ser aberto para receber feedbacks. Estagiário que não aceita bem um feedback não tem chance no mercado.


Acontece – Para alguém que está começando um estágio hoje, cite três dicas importantes?
Mendonça – 1) Faça de tudo para finalizar suas tarefas, nunca pense que é impossível realizá-la;
2) Sempre que puder, mostre aos seus colegas o que você tem feito, eles precisam saber que você está jogando no mesmo time que eles 
3) Dê a sua opinião durante as reuniões, a sua opinião e VOCÊ são muito importantes para a empresa.

 

 

Entrevista e texto: Assessoria de Comunicação Unimep
Foto: acervo e banco de imagens
Última atualização: 18/08/2020