Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Diogo Portugal e Carlos Chaer falam sobre empreendedorismo aos alunos do campus Santa Bárbara

por Angela Rodrigues publicado 15/02/2020 05h00, última modificação 13/03/2020 08h47

“O empreendedorismo é uma nova tendência de mercado. O emprego estratificado mais tradicional perdeu força e os jovens são de uma geração de mudança, que busca coisas diferentes constantemente. Empreendedorismo é uma forma de satisfazer esse desejo, gerando desafios diferentes, oportunidades diferentes e ameaças diferentes”, diz Daniel Luís Garrido Monaro, professor do programa de pós-graduação em engenharia de produção da Unimep. Daniel Monaro foi um dos responsáveis pela participação do empresário e coach Carlos Chaer e do humorista Diogo Portugal em palestras realizadas aos alunos do campus Santa Bárbara d’Oeste. A iniciativa ocorreu na última terça-feira, dia 9, na abertura da 9ª Semana do Jovem Empreendedor, realizada na universidade, pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp de Santa Bárbara. O evento foi um sucesso e lotou o Auditório Verde do campus.

A iniciativa contou com a presença de líderes e empreendedores da cidade e região, e com a presença e apresentação do reitor da Unimep, prof. Ismael Valentin,

Daniel Monaro destacou a importância das palestras: “eventos desse patamar conectam as empresas com os alunos. Traz o lado empreendedor de empresários e instituições que apoiam o empreendedorismo na cidade para os nossos alunos que estudam conceitos de empreendedorismo e desenvolvimento. Eu acredito que essa conexão fortalece muito a formação profissional e prática do nosso aluno”.

Dicas dos palestrantes

Em entrevista exclusiva ao Acontece Unimep, Diogo Portugal, que ministrou a palestra Empreendendo Riso, afirmou que, para ser bom empreendedor a pessoa deve aceitar o desafio, saber que este tem etapas e, que, para atingir o sucesso, não há como pular etapas “O essencial para empreender é ter convicção, ao ponto que opiniões alheias não te tirem do foco. Siga a sua intuição para que aquilo dê certo e tenha persistência e resiliência, pois é muito fácil desistir no caminho”, disse. Ele também acredita que o bom humor é essencial nos negócios e na vida: “o humor é a menor distância entre dois pontos, seja esse ponto um cliente ou um relacionamento. Rir é, sim, o melhor remédio, a não ser que você esteja com prisão de ventre, aí um purgante é melhor”.

Carlos Chaer, que ministrou a palestra Liderança Empreendedora, comentou que ser líder é algo que se aprende: “na minha visão, existe um pequeno número de pessoas que não vai conseguir ser líder na vida. Mas ,claro que a liderança pode ser aprendida e, por isso, existem tantas escolas que ensinam gestão e liderança. Posso falar até que uma dona de casa que tem três filhos, que foi abandonada pelo marido, que criou os filhos sozinha e os formou, é uma líder". Ele também ressaltou a importância do trabalho em equipe: “a grande sacada que vejo é entender que o grande empreendedor sabe quais são seus pontos fortes e se cerca de pessoas que conseguem compensar o lado fraco. Quem precisa ser empreendedor criativo, líder, planejador não é o empresário, é o negócio. O empreendedor trabalha em colaboratividade, em equipe”.

Alunos empreendedores

Bruno Moral Castilho, 30, é aluno do 9º semestre de engenharia civil e já pensa em ter seu negócio próprio: “quero ser empreendedor atuando na parte de conforto e acessibilidade para pessoas deficientes. Vou desenvolver um projeto acessível, que seja barato e que todas as pessoas consigam usar”. Ele disse que gostou do evento por dar acesso a experiências de outras pessoas e ajudar a encarar os desafios do mercado atual.

Já Pamela Veridiano, 21, aluna do 9º semestre de engenharia de produção, disse que o empreendedorismo é algo estimulado pela própria universidade: “ser empreendedor é algo que todos os nossos professores, desde o começo, estimulam muito. É uma atividade bem complexa, mas é possível. Ainda não descobri como será minha forma de empreender, mas penso muito nisso. Sei que, com o que aprendemos com nossos professores, temos bagagem para ser empreendedores no futuro”.

Confira aqui as imagens do evento: https://bit.ly/2TPendT

Texto: Serjey Martins