Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Diretora de Pós-Graduação e Pesquisa da Unimep fala sobre as pesquisas desenvolvidas na universidade e as contribuições desses estudos ao município

Diretora de Pós-Graduação e Pesquisa da Unimep fala sobre as pesquisas desenvolvidas na universidade e as contribuições desses estudos ao município

por Angela Rodrigues publicado 13/08/2021 05h00, última modificação 13/08/2021 16h58

Piracicaba completou 254 anos no último domingo, dia 1º de agosto. De toda a trajetória da cidade, 57 anos foram vividos com a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) presente e atuante na cidade, na formação de piracicabanos e piracicabanas nos mais distintos cursos e áreas do conhecimento para atuação local e regional.

Sobre esse tema, e também sobre os principais resultados dos projetos de pesquisas desenvolvidos hoje na universidade e suas contribuições à cidade, a professora Marlene Moreno (foto ao lado), diretora de Pós-Graduação e Pesquisa da Unimep,concedeu entrevista ao Jornal de Piracicaba. Parte dessa entrevista foi divulgada em caderno especial, veiculado pela publicação no último dia 1º. 

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

Acontece Unimep – Quais elementos transformam Piracicaba em polo estratégico para o desenvolvimento da ciência?
Profª Marlene Moreno – O município de Piracicaba é considerado polo de desenvolvimento científico, que atrai pessoas com interesse em ciência, tecnologia e inovação. Também pode ser considerado como centro regional de formação profissional, uma vez que aqui estão alocadas várias instituições de ensino e pesquisa no campo de ciência e tecnologia, algumas reconhecidas internacionalmente, entre elas a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Além disso, a cidade ainda possui como diferencial o Parque Tecnológico de Piracicaba, que contribui ainda mais para o desenvolvimento científico e tecnológico, com foco na área da informação tecnológica, ajudando na integração entre os centros de pesquisas, universidades e empresas, além de dar suporte ao desenvolvimento de atividades empresariais. 


Acontece Unimep – Quais são os principais desafios que as instituições de ensino enfrentam atualmente para promover e fortalecer a área da ciência e as pesquisas no país?
Profª Marlene Moreno – As pesquisas científicas têm grande valor para a sociedade. Através delas, descobre-se cura para doenças, são desenvolvidas novas tecnologias que ajudam no crescimento do país, auxilia-se a solucionar problemas que prejudicam a população e contribui-se para a melhor qualidade de vida da sociedade. Apesar disso, algumas situações afetam diretamente essa área tão importante. Fazer ciência sempre foi um desafio, seja para quem atua no setor público ou privado. Muitas vezes nos deparamos com falta de infraestrutura, materiais, equipamentos de qualidade, entre outras situações como a dificuldade de conseguir recursos financeiros para o desenvolvimento das pesquisas. Porém, mesmo diante das dificuldades, o Brasil é um país em ascensão no que se refere à produção do conhecimento científico.

Acontece Unimep – Quais são os principais projetos de pesquisa desenvolvidos atualmente na Unimep e quais resultados oferecem à comunidade?
Profª Marlene – Considerando o atual momento que estamos vivendo em relação à pandemia, vale destacar que estão sendo desenvolvidos diversos projetos que tem por objetivo a promoção da saúde da população, como os que prestam atendimento a pacientes com doenças crônicas, pacientes pós-infeção por Covid-19, entre outros. Além desses projetos voltados, também são desenvolvidos estudos que têm como foco a inclusão social e a qualidade de vida de pessoas com deficiências, como, por exemplo, a prática esportiva em diversas modalidade relacionadas ao paradesporto.
Todas as áreas do saber da UNIMEP desenvolvem projetos que têm resultados práticos com benefícios sociais, como os que envolvem educação, direito, administração, engenharia, entre outros. Para a compreensão da sociedade sobre os resultados científicos é necessária a aproximação entre a Universidade e a Comunidade, o que se dá a partir da divulgação do conhecimento produzido.  A divulgação científica tem papel importante para que a população adquira conhecimento sobre ciência e conheça o quanto ela está presente em seu entorno. Uma das maneiras de ampliar este conhecimento é realizar atividades para divulgar a ciência. É preciso criar diálogo com a sociedade para que as pessoas conheçam o que se tem feito no âmbito científico. Os resultados científicos precisam ser apresentados à sociedade, seja por intermédio de palestras, de publicações em veículos de comunicação acessíveis a população, de programas voltados para a popularização do conhecimento, como mostras e feiras de ciências, que convidam o público para conhecer o que se faz na Universidade, entre outras ações que possam aproximar a teoria da prática.

Acontece Unimep – Os intercâmbios e os estudos desenvolvidos em parceria com estudantes e docentes de outros países tornam as pesquisas cada vez mais relevantes. Como ocorre o intercâmbio de conhecimentos e parcerias internacionais na Unimep?
Profª Marlene – A UNIMEP, por meio de sua Assessoria de Relações Internacionais, mantém convênio para intercâmbios de alunos de graduação com diferentes países, entre eles Alemanha, Angola, Argentina, Bélgica, Bolívia, Chile, Colômbia, Coréia do Sul, Costa Rica, Cuba, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, Inglaterra, Itália, Japão, México, Moçambique, Paraguai, Portugal, Taiwan, Ucrânia e Uruguai. Além dos convênios com foco na graduação, os Programas de Pós-Graduação da UNIMEP também promovem mobilidade de alunos entre o Brasil e diversos outros países, e o desenvolvem muitos projetos de pesquisa com parcerias internacionais, em todas as áreas do conhecimento. Dessa forma, promove a projeção internacional da Universidade e, consequentemente da cidade de Piracicaba. A projeção internacional se dá pelos convênios e pelos projetos de pesquisa desenvolvidos em parcerias com diversos países, como Portugal, Argentina, Austrália, França, Espanha, Alemanha, Estados Unidos da América, Chile, Canadá e Inglaterra, e também pelas publicações de artigos científicos em revistas de grande impacto e circulação internacional, que são frutos dessas parcerias e projetos.

Acontece Unimep – Como a comunidade de Piracicaba e região atualmente é impactada pelos projetos e pelas pesquisas desenvolvidas na Unimep?
Profª Marlene – Na UNIMEP, toda a sua prática de ensino, de pesquisa e especialmente de extensão, tem por objetivo o atendimento às necessidades e demandas da sociedade. Para tanto, são inúmeros os projetos voltados para o desenvolvimento socioeconômico, educacional, cultural e também para a promoção da saúde, sempre mantendo estreita relação com os diferentes órgãos e instituições da sociedade. Além dos projetos de pesquisa e extensão, por intermédio de sua Aceleradora de StartUps alocada no Campus Taquaral, a UNIMEP aproxima-se e fortalece o contato com representantes da comunidade, com o meio empresarial e o poder público, estimulando a inovação e a integração regional.

 

 

Entrevista: Assessoria de Comunicação e Unimep
Fotos: Edison Rossini
Última atualização: 03.08.2021