Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Diversidade marca programação do CCMW em maio

Diversidade marca programação do CCMW em maio

por Angela Rodrigues publicado 03/05/2016 02h00, última modificação 06/05/2016 16h58

Uma programação ampla e diversificada marca o mês de maio no Centro Cultural Martha Watts. O público poderá conferir exposições de esculturas, telas e fotografias; eventos literários; além de palestras, workhops e seminário na Semana Nacional de Museus.

EXPOSIÇÕES

Com abertura marcada para 5 de maio, às 19h, a exposição Falando das Pedras, de Enéas Salati Filho (ou Nik, como é mais conhecido) fica em cartaz na Sala Da Vinci, até 25 de maio, com 10 esculturas exclusivas feitas em pedra-sabão, no estilo abstrato. A curadoria da primeira exposição individual do artista, que é piracicabano e arquiteto, é do produtor cultural Nordahl Neptune.

“Toda vez que vamos fazer algo, nosso pensamento fica meio expresso ali, porque acabamos colocando o que pensamos e é por isso que a mostra tem o título Falando das Pedras”, conta Nik. Integra a mostra um vídeo do fotógrafo Hélio Graça, que registrou todas as etapas do processo de confecção de suas esculturas.

Regina Villara e Lilian Françoso ocupam a Sala Monet, de 6 a 30 de maio, com a exposição Mulheres Latinas. No dia 6, das 15h às 19h, tem bate-papo com as artistas no espaço. Com estilo e propostas diferentes, elas lançam um olhar atento para a trajetória das mulheres latinas. Da tinta ao papel-machê, as artistas usam a criatividade com um toque lúdico para mostrar trajetórias, lutas, arte, vidas, inspirações e espiritualidade.

Com 25 imagens que integraram o 4º. Salão Universitário de Fotografia Olho de Peixe da Unimep, em novembro passado, poderão ser conferidas na sala Irineu Guimarães, de 10 a 31 de maio. Trata-se de uma seleção especial do júri, incluindo as oito premiadas, que melhor representam o tema proposto: Ficções do Cotidiano. Sâo imagens que evidenciam a discussão proposta pelo tema, em que ‘ficcionar’ o cotidiano pela fotografia traz a possibilidade de construção de novas versões sobre os acontecimentos da existência, permitindo a incorporação de linguagens que ampliem os modos de ver, de sentir ou registrar o cotidiano.

HUMOR

Menos Ódio, Mais Humor é o título da exposição de charges e cartuns que fica em cartaz até 31 de maio. São obras selecionadas sobre o tema desde 1992 pelo Salão Universitário de Humor da Unimep.

O tema nasceu das reflexões entre a equipe do evento humorístico e o Centro Cultural, dirigido pela professora Joceli Lazier. A reunião dos trabalhos enfoca as contradições da violência ideológica, policial, pessoal, racial, intercultural, entre outras, a partir de trabalhos do acervo histórico do Salão de Humor.

LITERATURA

Sob a coordenação de Ana Marly de Oliveira Jacobino, o Sarau Literário Piracicabano vai homenagear o ex-reitor da Unimep Almir de Souza Maia (in memoriam) e a professora e pianista Roselys Alleoni. Será no Centro Cultural Martha Watts, em 10 de maio, a partir das 19h30.

O evento, que terá declamação, dança, esquete teatral e música, contará com a participação do conjunto Caleidoscópio, com Carlos Roberto Furlan, Suzi Christophe Furlan e Ana Lúcias Paterniani; além da Cia. Pimenta de Teatro, que tem Benedita Giangrossi, Lívia Foltran Spada e Hillary da Cruz.

O Encontro com a Literatura – Mestres da Literatura Fantástica terá como tema Sandman, de Neil Gaiman, e a participação da professora Josiane Maria de Souza, coordenadora do curso de letras da Unimep. Acontece no miniauditório, dia 18, às 15h30. Inscrições gratuitas podem ser feitas pelo e-mail ccmw@unimep.br. Há entrega de certificados.

SEMANA DE MUSEUS

Com o tema Museus e Paisagens Culturais, a 14ª. Semana Nacional de Museus acontecerá entre os dias 16 e 22 de maio. O Centro Cultural Martha Watts participa com uma programação especial:

16/05, das 20h às 22h30

Auditório Verde – Campus Unimep Taquaral
Palestra: Paisagens Culturais: Entre o Conceito e a Chancela, com a professora doutora Valéria Alves Esteves Lima, do curso de história da Unimep

17/05, das 20h às 22h30

Auditório Verde – Campus Unimep Taquaral
Palestra: Paisagens do Café: Aspectos de uma Pesquisa Histórico-naturalista no Entre Rios, com a professora doutora Suzana Barretto R. de Carvalho

17/05, às 19h

Centro Cultural Martha Watts
Oficina: Teatro na Comunidade a Partir da Tradição Oral, com Antônio Chapéu, fundador do Grupo Andaime e integrantes do grupo.

18/05, das 19h30 às 22h

Centro Cultural Martha Watts
Palestra e oficina: Educação em Museus e as Paisagens Culturais da Infância, organizadas pela professora doutora Cláudia da Silva Santana e professora mestre Érica Carolina Romano, do curso de pedagogia da Unimep.

19/05, das 19h às 22h

Centro Cultural Martha Watts
Seminário: Espaços Educativos: Memórias dos Lugares da Educação, organizado pela professora doutora Cláudia Santana e professor doutor Thiago B. de Aguiar, com apoio do curso de pedagogia e programa de pós-graduação em educação da Unimep.

SERVIÇO – O Centro Cultural Martha Watts fica na rua Boa Morte, 1.257, no Centro. Telefone: (19) 3124-1889. Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Entrada gratuita.

Texto: da redação da Assessoria de Comunicação da Unimep
Fotos: Fábio Mendes