Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docente coordena simpósio em evento nacional de história

Docente coordena simpósio em evento nacional de história

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 29/01/2015 08h09, última modificação 26/04/2016 15h52

Para chamar a atenção para as pesquisas sobre as relações históricas entre Brasil e Portugal e avançar no conhecimento sobre esse tema, a docente do curso de história da Unimep Luciana Lilian de Miranda coordena o simpósio temático Cultura, Educação e Ciência nas Relações Entre Brasil e Portugal (séculos 19 e 20). O evento compõe a programação do 28º Simpósio Nacional de História – Lugares dos Historiadores: Velhos e Novos Desafios, que ocorre nos dias 27 a 31 de julho em Florianópolis.

Luciana coordena o simpósio em parceria com o também docente e pesquisador português Tiago Brandão, do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. “Pretendemos criar um espaço de discussão aberto aos diferentes recortes e abordagens, o qual possa promover um maior conhecimento em torno das relações luso-brasileiras. Nesse sentido, serão acolhidas comunicações cujo fio condutor sejam as relações entre Brasil-Portugal na perspectiva do intercâmbio cultural, educacional (análises comparativas em torno das políticas educacionais ou experiências de ensino) e demais áreas de atuação do Estado e das políticas públicas (relações institucionais, diplomacia formal, atores influentes no processo político, respectivos discursos e representações de poder) ao longo dos séculos 19 e 20”, destacam os docentes no site oficial do evento.

O simpósio nacional, que ocorre a cada dois anos, é promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), conjuntamente com a diretoria da ANPUH (Associação Nacional de História). Informações e inscrições: http://www.snh2015.anpuh.org/site/capa

Texto: Angela Rodrigues
Fotos: divulgação