Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docente de cinema e audiovisual apresenta curta-metragem no Centro Cultural São Paulo

Docente de cinema e audiovisual apresenta curta-metragem no Centro Cultural São Paulo

por Angela Rodrigues publicado 01/06/2022 05h00, última modificação 01/06/2022 18h18

 

Paolo Gregori (foto ao lado), docente do curso de cinema e audiovisual da Unimep, produziu e apresentou o curta-metragem “Conto a um quase modernista” no evento “Cartas aos Modernistas’”, realizado em maio no Centro Cultural São Paulo (CCSP) em homenagem aos 100 anos da semana de arte moderna. O projeto cultural múltiplo e experimental “Cartas aos Modernistas” uniu artes visuais, o cinema e a educação, apostando em múltiplos olhares, em sintonia com o contexto dos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922.  

O trabalho será exibido novamente no próximo dia 4 de junho, no projeto Sessões Cartas aos Modernistas, no próprio Centro Cultural São Paulo, na sala Lima Barreto. As sessões têm início a partir das 15h. Nessas apresentações, o filho do docente, Lorenzo, terá o curta-metragem de sua autoria também exibido. Ambos os trabalhos compõem os temas Sintonias Experimentais.

Paolo, que já participou de trabalhos anteriores e ministrou oficinas e palestras no CCSP, conta que a iniciativa de produzir o curta “Conto a um quase modernista”, surgiu da necessidade de se expressar sobre o importante ano de 1922 e o movimento vanguardista. “Mas o que me motivou a filmar foi o curta que meu filho, Lorenzo, produzia no momento. Foi um click e um start”, conta ele.  

O projeto foi produzido especialmente para o evento e finalizado em 24 horas. “Decidi fazer o curta numa noite, e na noite seguinte estava pronto. Venho da tradição do "filmar a todo custo" do holandês Joris Ivens. Fiz com a técnica da tomada única, ou seja, tudo roteirizado, filmado e montado no próprio celular. É um filme de emergência!”, detalha o professor.  

MENSAGEM – No curta, Paolo levanta como principal mensagem a bandeira da liberdade de expressão e do poder da linguagem e do amor como arma para a redenção total. Por isso, escolheu enviar o recado especificamente ao poeta brasileiro Raul de Leoni (1895-1926). "É uma reflexão e uma digressão longa. Leoni, curiosamente, lançou um livro de poesias maravilhoso, pouco conhecido, e pouco valorizado, em 1922, "Luz Mediterrânea". Logo depois, ficou doente e morreu, jovem. O que não me saía da cabeça era se ele conheceu os modernistas, ou não, e daí decidi fazer o curta. Quase como que querendo perguntar para ele.”, conta Paolo 

Após a apresentação realizada no CCPS, o curta-metragem seguirá para Hamburgo, Alemanha, no Festival de Curtas, e para Utrecht, na Holanda, para o Festival Intermídia Impakt, a convite do curador Arjon Dunnewind.  

Além dessa participação internacional, o docente também tem outros projetos previstos para 2022. “Dentre eles, a finalização do curta "Libertalia!", sobre um grupo de crianças que se prepara para se defender das Invasões Bárbaras através da capoeira. Este projeto tem fortes influências estéticas de Glauber Rocha, do húngaro Miklos Jancsó, e do franco-alemão Jean-Marie Straub, e remete ao "Senhor das Moscas", do Nobel William Golding. O filme vai ter pré-estreia no Festival de Cinema Diferente, de Paris”, detalha ele. 

Na Unimep, Paolo leciona as disciplinas Direção de Cinema e Audiovisual, Documentário e Direção de Atores para Cinema.

 

 

Texto: Angela Rodrigues / Assessoria de Comunicação Unimep
Fotos: acervo pessoal professor Paolo Gregori
Última atualização: 30.05.2022