Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docente de cinema e audiovisual participa de festival na Bélgica

Docente de cinema e audiovisual participa de festival na Bélgica

por Angela Rodrigues publicado 27/04/2018 05h00, última modificação 27/04/2018 16h58

João Paulo Miranda (imagem ao lado), docente do curso de cinema e audiovisual da Unimep, participa a partir dessa quarta-feira, 25, do Festival Internacional MOOOV, realizado até o dia 30 de abril, na Bélgica. No evento, ele irá presidir o júri do prêmio KIRIPI-Award, a ser conferido ao melhor curta-metragem do Festival Internacional MOOOV. O festival teve início no último dia 19, prossegue até 30 de abril e terá a sessão competitiva de curtas nessa semana. 

A premiação a qual o docente presidirá o júri homenageia o fotógrafo Kiripi Katembo (1979-2015), que atuou em diferentes áreas artísticas, criando um olhar único sobre o cotidiano no Congo, África. Em 2017, João Paulo Miranda conquistou este prêmio com o seu filme “A Moça que dançou com o Diabo”. Na edição desse ano, na Bélgica, ele irá assistir e ajudar a eleger o melhor curta do Festival, por meio de uma seleção internacional programada pelo evento.

Esta é a primeira vez que o professor da Unimep recebe o convite para fazer parte de júri em um festival estrangeiro e destaca que é uma honra comparada a um prêmio. “Nos últimos anos, tive o grande prestígio de conquistar diferentes prêmios e seleções internacionais a partir dos filmes que realizei. Agora, com o convite à presidência de um júri internacional, vejo reconhecimento sobre o meu ponto de vista em relação ao cinema” afirma Miranda.

Ele destaca que os festivais de cinema são vistos como a “vitrine” do mercado audiovisual, e por meio deles é possível ter noção do futuro e de tendências da área. “Ao fazer parte do júri, acabo influenciando e entendo a fundo o processo de qualificação e critérios de premiação. Esta oportunidade auxilia diretamente nas aulas, onde poderei compartilhar este processo e deixar os alunos a par das discussões mais atuais do segmento, e sabendo em primeira mão o que o mercado audiovisual espera destes futuros cineastas”, acrescenta ele.

 

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa Unimep
Fotos: banco de imagens e acervo pessoal prof. João Paulo Miranda
Última atualização: 25/04/2018