Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docente de especialização em direito lança obra sobre petróleo

Docente de especialização em direito lança obra sobre petróleo

por Universidade Metodista de Piracicaba — publicado 17/06/2011 14h50, última modificação 26/04/2016 15h47

Os resultados dos estudos e pesquisas e as entrevistas com renomados pesquisadores da área de direito ambiental, motivaram a recém-formada em mestrado em direito na Unimep Carol Manzoli Palma a transformar em livro as informações colhidas para a sua dissertação de mestrado. O resultado é a publicação da obra Petróleo – Exploração, Produção e Transporte sob a Óptica do Direito Ambiental (Millennium Editora, 240 páginas), finalizada e disponibiloizada à venda no início de junho. A autora também é  docente convidada do curso de especialização de direito ambiental da universidade e professora da Faculdade de Tecnologia de Rio Claro.  Os interessados em adquirir um exemplar podem acessar o endereço http://www.millenniumeditora.com.br/produtos_descricao.asp?codigo_produto=2421. O valor é R$46. 


Na produção, que é a primeira assinada por Carol, estão reunidas informações e reflexões sobre o petróleo e sua história, a legislação ambiental, atividades de aquisição de dados sísmicos; bem como dados sobre a exploração e produção, dentre outros aspectos. “Um diferencial é a análise de três casos de desastres ambientais conhecidos, já julgados, mas ainda pouco estudados no Brasil: os casos Zoe Colocotroni, Amoco-Cadiz e Erika, cujas decisões merecem considerações frente à atividade petrolífera nas zonas costeiras”, aponta. 


Outro aspecto mencionado por ela, ao final do livro, é um prognóstico para a indústria do petróleo nas próximas décadas, seu comprometimento na emissão de gases de efeito estufa e a urgente necessidade do aproveitamento correto, eficiente e sustentável desse recurso. O prefácio do livro é assinado pelo professor Paulo Affonso Leme Machado, coordenador do curso de especialização em direito ambiental da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e autoridade reconhecida nacional e internacionalmente no direito ambiental. 

 
Edição e texto:
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Banco de imagens e divulgação
Última atualização: 17/06/2011

 

 

registrado em: